Moda e Beleza

Moda-conforto com tênis no dia a dia

Ele é descolado e oferece opções para todos os gostos e estilos. Aproveite para sair por aí na moda e confortável

Moda-conforto com tênis no dia a dia

Se antes ele era visto apenas como um item de academia ou peça que deixa o visual “desleixado”, hoje virou sinônimo de estilo. Estamos falando, é claro, do tênis, que ganha status de queridinho da temporada.

O lado bom da tendência é que o mercado oferece os mais variados estilos e cores para você escolher o seu favorito – ou vários deles, claro. “Inclusive, os modelos multicoloridos e com tons vibrantes são os preferidos das fashionistas”, comenta a personal stylist Juliana Parisi.

Quais estão em alta

Mesmo que você não seja uma fashionista de plantão, vale entrar nessa moda também. “Para mulheres mais esportivas, os clássicos tênis de tecido compõem looks cheios de estilo. Para quem gosta de ousar mais, a tendência são os estampados e com cores fortes, que deixam tudo mais moderno”, conta Juliana.

Mas não são todos os modelos que estão liberados. Aposte nos que possuem sola pequena e são mais baixinhos. Aqueles grandões e com amortecedores enormes continuam indicados apenas para a academia ou outras atividades esportivas, ok?

Quando usar

Eles são democráticos para todos os estilos, mas não há como negar que deixam qualquer look mais informal e descontraído. Por isso, Juliana aconselha a investir na peça em eventos casuais, como passeios cotidianos, final de semana, shopping com a família, ida ao parque, reunião de amigos etc.

“E lembre-se de evitar o tênis em ocasiões que exijam formalidade, como alguns ambientes de trabalho, eventos à noite ou ocasiões mais especiais”, alerta a especialista.

Como usar

Na hora de compor o look, tudo depende do seu estilo. Se for mais básica, pode optar pelos tênis igualmente mais básicos, de apenas uma cor. O truque é incluir o calçado no dia a dia no lugar da sapatilha, combinando, entre outras opções, com saias, vestidos ou shorts, que ficam bem charmosos. Ah! É claro que um bom jeans, de preferência modelo skinny, ou uma legging são tiro certeiro também.

Para as mais ousadas, vale fazer um mix de estilos em um mesmo look, como combinar peças de alfaiataria com tênis. Se você se sentir à vontade com o visual, pode usar sem medo!

“Se o tênis for estampado, você pode combinar um dos tons do tênis com alguma peça do seu look, mas isso não é uma regra! Já que o tênis é o protagonista da produção, invista em peças mais discretas para não deixar o look carregado”, aconselha a personal stylist.

Dicas espertas

Você já está por dentro de toda a tendência, mas alguns detalhes são bem importantes. A meia, por exemplo. O ideal é que ela nunca apareça. Por isso, você pode optar por aquelas bem pequenas, de cano supercurto. Ou não usar nenhuma, mesmo.

Além disso, todos os modelos de tênis acabam achatando um pouquinho a silhueta. Nada que lhe impeça de usá-los, diga-se. Mas se isso incomodar muito, procure não usar os modelos de cano alto, que desequilibram ainda mais.

Se você tem dúvidas sobre o que são os sneakers, Juliana responde. “O sneaker é aquele tênis com salto alto embutido, que foi tendência no ano passado”, explica a especialista. Mas a hora dele ficou no ano passado mesmo, tá? Neste ano, os baixinhos são os queridinhos!

(Foto: Getty Images)