Moda e Beleza

Retocando o protetor solar

Por Karen Bachini

Você sabia que o ideal é retocar o filtro solar pelo menos a cada 6 horas diariamente?

Retocando o protetor solar

É fundamental usar protetor solar, todos os dias, antes da maquiagem. Até pouco tempo atrás pouca gente fazia isso. Muitos acreditavam que só era importante usar protetor em dias de praia e piscina, mas se esqueciam de que os raios solares nos atingem nas caminhadas do dia a dia e que, muitas vezes, a luz do escritório também pode fazer mal.

Agora acho que já existe uma conscientização maior, as pessoas já têm mais informações sobre o câncer de pele e quase todo mundo sabe que tomar sol sem se proteger também faz com que a gente, ainda que só esteticamente, envelheça muito mais rápido. Por isso é cada vez maior a procura por maquiagens com fator de proteção e o protetor solar antes da maquiagem também já entrou na rotina.

A grande questão são os retoques, que muita gente ainda não se lembra de fazer! Quando estamos na praia ou no mar, o ideal é retocar o protetor solar com frequência, geralmente a cada três horas no máximo, porque ele sai com mais facilidade e agentes - como o cloro e o sal - podem fazer que a sua potência seja prejudicada também. O mesmo vale em dias de atividade física intensa, por causa da transpiração, que também dificulta a fixação do produto.

No entanto, a verdade é que no dia a dia precisamos retocar o protetor solar da mesma forma, afinal se você ler cuidadosamente a embalagem vai perceber que em lugar algum está escrito que ele não dura o dia todo, em muitos casos os produtos oferecem no máximo 6 horas de proteção solar.

O ideal é utilizar um protetor bem potente antes da maquiagem e aplicar cuidadosamente, para que nenhum cantinho fique sem receber o produto. Depois que o filtro estiver bem sequinho é que você deve começar a maquiagem, assim não corre o risco de acabar tirando o filtro solar de alguma região do rosto por causa da aplicação de algum outro produto, como a base.

Hoje, muitas maquiagens oferecem proteção solar em sua fórmula, mas sinceramente eu não acho que isso substitua o filtro comum. Quantas vezes a gente não maquia apenas regiões do rosto que estão com imperfeições e acabamos saindo com mais maquiagem nos olhos do que no restante do rosto?

Por isso é importante espalhar um protetor solar uniformemente antes de começar a make!

Já na hora de retocar o filtro solar, geralmente no meio da tarde, acho que a maquiagem pode ser uma importante aliada! Como quase ninguém pode tirar toda a maquiagem, reaplicar o filtro solar e se maquiar de novo durante a jornada de trabalho, já existe no mercado uma grande variedade de pós faciais com fatores altos de proteção, que são usados da mesma forma usaríamos um pó facial comum: fazer retoques na maquiagem ou suavizar a oleosidade do rosto. Mas a grande diferença é que ao invés de usar o produto apenas nas áreas oleosas da face, é muito importante que o pó seja aplicado pelo rosto todo.

Produtos assim não são indicados para substituírem o protetor solar convencional, até porque é muito difícil aplicar produtos em pó de maneira uniforme, mas para retoques ao longo do dia, quando a nossa pele não entra em contato com a água ou não estamos fazendo atividades físicas. Eles são indispensáveis no nécessaire! Realmente facilitam muito os retoques e ainda são ótimos para substituir o pó facial, que muita gente gosta de reaplicar várias vezes por conta da oleosidade.

Claro que o ideal é conversar com o seu dermatologista antes de mudar alguma coisa na rotina de cuidados com a pele. Para mim, retoques a cada 6 horas são suficientes, mas isso pode mudar de acordo com o seu tipo de pele.

Quem tem melasma, por exemplo, geralmente precisa retocar o protetor a cada 3 ou 4 horas, então descubra, com ajuda profissional, o que é ideal para você! O importante é se proteger sempre e não esquecer os retoques, afinal eles são mais fáceis de serem feitos do que você imagina e fazem toda a diferença na saúde da sua pele.

(Foto: Arquivo pessoal)