Moda e Beleza

Truques de beleza para a rotina de uma supermulher

Não é fácil parar horas do seu dia para cuidar de si mesma, não é? Por isso, revelamos alguns segredinhos para você se cuidar mesmo que apelando para “rituais express”

Truques de beleza para a rotina de uma supermulher

Entre trabalhar fora, cuidar dos filhos e da casa e ainda ter horinhas extras para curtir a vida, o que não sobra mesmo é tempo para cuidar da beleza. Vontade, sabemos disso, deve ter de sobra. Mas poder dedicar um tempo para ir ao cabeleireiro, à clínica de estética e até a um spa é um luxo distante para a maioria das mães.

O que não pode acontecer é deixar a vaidade totalmente de lado. Mesmo com pouco tempo livre, é possível encaixar na rotina alguns rituais de beleza rápidos e práticos, que vão fazer com que você se sinta mais linda e com a autoestima lá em cima. Quer ver?

Comece relaxando

O primeiro passo para cuidar do corpo é se sentir bem. Por isso, tente fazer da sua casa um ambiente aconchegante. Principalmente à noite, procure deixar velas perfumadas acesas ou aromatizadores de ambientes. Escolha fragrâncias relaxantes, como lavanda, limão, laranja ou benjoim. Faz toda diferença no seu dia a dia.

Aproveite a hora do banho

É provável que o banho seja seu único momento de intimidade sozinha. Sendo assim, vale investir nele para se cuidar, mesmo que seu tempo com a porta fechada dure um pouquinho mais - bem pouco, para não prejudicar o meio ambiente, é claro!.

Comece focando na esfoliação. “Faça-a em movimentos circulares e suaves por todo o corpo, principalmente nos cotovelos, axilas, joelhos e virilha”, ensina Lôua Unger, coordenadora técnica do W Spa, do Rio de Janeiro. Ela é ótima para eliminar células mortas, estimular a circulação e deixar a pele com aquele toque lisinho. Você pode fazê-la tanto com uma bucha vegetal como com um sabonete esfoliante. Mas não todos os dias, ok? No máximo duas vezes por semana para não agredir a pele.

Hidratação do corpo

Se sair do banho e ainda perder alguns minutinhos aplicando hidratante é tarefa impossível para você, lance mão dos hidratantes de banho ou óleos corporais. Eles são aplicados ainda embaixo do chuveiro e pedem enxágue. O efeito de hidratação é o mesmo. Aí, é só se secar, colocar a roupa e seguir com a sua rotina. Prático!

Use xampu antirresíduos

Você já deve ter ouvido falar neles, não? Os xampus antirresíduos são responsáveis por fazer uma limpeza profunda nos fios - maior do que aquela que os produtos comuns fazem. Eles removem impurezas e resíduos acumulados tanto nos fios como no couro cabeludo. O resultado é um cabelo mais leve, macio e maleável sem que você perca mais tempo no banho. “Mas ele só pode ser usado uma vez por semana, pois, se usado todos os dias, retira a oleosidade natural do couro cabeludo, que funciona como uma proteção”, explica Nice Cavalcante, hairstylist do salão Maria Beleza, de São Paulo.

Doses poderosas nos fios

No dia a dia, os cabelos são lavados sempre com xampu, condicionador e finalizados com um creme para pentear, certo? Para deixá-los ainda mais nutridos, troque o seu condicionador por uma máscara hidratante. Ela pode ser usada todos os dias e é mais poderosa que o condicionador. “Além disso, para quem tem pouco tempo, as ampolas de tratamento rápido só precisam de 60 segundos e os resultados são excelentes”, aconselha o hairstylist Ricardo Cassolari. Use-as uma vez por semana. Isso tudo traz um monte de benefícios sem fazer você perder tempo.

Cremes com função

Se você é adepta a cremes anticelulite e redutores de medida (se não for, pode virar, tá?), saiba que pode aproveitar ainda mais o seu tempo de aplicação fazendo os movimentos certos. Olha só:

Nas coxas: faça uma massagem em movimentos circulares, começando pela região do joelho e indo em direção aos quadris. “Com quatro repetições e movimentos firmes no sentido horário, a massagem deve ser feita diariamente e a finalização deve ocorrer na área da virilha. A automassagem auxilia na drenagem e na eliminação de toxinas do corpo. Se realizada diariamente, a técnica também pode ajudar na redução da retenção de líquidos e traz uma sensação de leveza ao corpo”, conta Cristina Costa, responsável pelos treinamentos da equipe internacional do Spa L’Occitane.
No bumbum: para massagear essa região, a dica é que sejam realizados movimentos firmes alternados, começando pela parte inferior, em sentido ao centro do corpo, de baixo para cima. Em seguida, utilize movimentos circulares anti-horários, massageando o lado externo em direção ao centro. “Essa sequência auxilia o aumento da circulação linfática e sanguínea. Os benefícios são maior firmeza da pele e diminuição da celulite”, explica Cristina.

Antes de dormir

Aproveite a hora que as crianças já estão na cama para curtir 5 minutinhos de um spa rapidíssimo no final do seu dia. O foco agora é nas mãos e nos pés. Comece pelos pés, aplicando um creme próprio e pressionando cada pedacinho dele com os dedos, com uma massagem rápida. Além de relaxar, o truque ainda aumenta a penetração do produto na pele, potencializando o seu efeito. Nas mãos, use um hidratante e aplique enquanto as massageia. Se preferir, pode lançar mão de um produto específico para cutículas, que deve ser aplicado nesse momento também. De quebra, você ainda melhora a aparência das unhas e adia aquela ida à manicure.

(Foto: Getty Images)