Rede Babble

Rosbife caseiro para o lanche da criançada

Por Priscilla Perlatti

Fuja dos embutidos industrializados com essa opção caseira e deliciosa

Rosbife caseiro para o lanche da criançada

Com a volta às aulas, volta uma dúvida: o que colocar na lancheira das crianças?

Assim como a Patrícia contou aqui nesse post, eu também fico quebrando a cabeça na hora de montar as lancheiras das minhas meninas para 1) não ser repetitiva, 2) apelar o mínimo possível para os industrializados e 3) contemplar preferências para que o lanche não volte intacto. 

Comecei a fazer rosbife para acompanhar nossos almoços e logo vi nele um bom potencial para frequentar as lancheiras das minhas filhas. Como declarei guerra aos embutidos - salsicha, presunto e peito de peru não fazem mais escala em casa - pesquisei até achar uma receita que fosse prática, deliciosa e que fizesse as vezes de recheio nos sanduíches que preparo para elas. 

A execução é bem simples, mas existem alguns truques que fui desenvolvendo ao longo dos meus erros e acertos:

  • O rosbife permite vários temperos, mas para as crianças, eu opto pelo básico: apenas sal e um pouquinho de pimenta do reino. Se quiser incrementar, pode fazer uma crosta de sal grosso com ervas, por exemplo. 
  • Geralmente faço duas ou três peças de uma só vez e congelo.
  • A amarração da carne não é obrigatória. Dá para fazer sem passar o barbante. A diferença é que ela não vai ficar tão "redondinha"
  • Se você gosta da carne mais cozida, aumente o tempo de forno. Eu gosto do rosbife meio rosado no centro, por isso estipulei 15 minutos. 
  • Você pode usar lagarto ou filé mignon, a diferença é que o segundo é mais macio (e mais caro!).

 

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

filé mignon ou lagarto: 1 peça

sal e pimenta: a gosto

barbante: para amarrar a carne

Step to step: 
Modo de preparo
1
Tempere a carne com sal e pimenta a gosto e depois vá amarrando a peça com um barbante para que, ao cozinhar, ela mantenha a forma cilíndrica.
2
Na boca do fogão, aqueça uma assadeira untada com azeite e quando estiver bem quente, coloque a peça de carne. Sele dos dois lados, até que fique dourada.
3
Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 15 minutos (se estiver assando mais de uma peça de carne, aumente esse tempo para 20 a 25 minutos, dependendo do tamanho delas).
4
Tire do forno e imediatamente embrulhe a peça de carne em papel alumínio, para que seus sucos permaneçam dentro dela. Coloque na geladeira por, pelo menos, uma hora.
5
Corte em fatias finas. Quanto mais fria a carne, mais fácil de se retirar pequenos nacos.
comentarios lancheira, lanche