Saúde e Bem-estar

10 dicas para aliviar o calor na gestação

Veja como passar ilesa pela temporada quente e continuar a curtir o barrigão sem crise

10 dicas para aliviar o calor na gestação

Os dias de verão trazem a alegria das altas temperaturas. Mas essa quentura toda pode se tornar inconveniente se você estiver grávida e repleta das famosas ondas de calor.

Sim, isso acontece porque, durante a gestação, a temperatura da mulher se eleva por conta do turbilhão hormonal em que se encontra. O grande aumento dos níveis de estrogênio provoca a dilatação dos vasos sanguíneos causando sensação de calor de intenso.

No terceiro trimestre, então, a impressão é ainda maior, por conta do aumento do peso. Por isso, alguns cuidados podem ajudá-la a passar pelos dias quentes de verão sem sofrer. 

Tome nota:
1
Alimentação
Dê preferência as frutas, saladas e proteínas magras, como os peixes – mais leves e fáceis de serem digeridas. Evite frituras, doces e outras comidas pesadas. Tome cuidado com o consumo excessivo de sal, que favorece a retenção de líquidos.
2
Hidratação
Manter-se hidratada é muito importante para garantir sua saúde. Sucos sempre ajudam, mas abuse da água – natural e de coco. Leve para todo o canto uma garrafinha de água fresca, pois ela será muito útil.
3
Atividades físicas
“Escolha atividades na água ou à sombra. Caminhadas são uma ótima opção e devem ser feitas em horários quando o sol está mais ameno, como bem cedo, pela manhã, ou no finalzinho da tarde”, ensina Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
4
Roupas
Tecidos leves, como o algodão e cores claras, ajudam a não reter o calor.
5
Banho
Tome banhos mornos e frios para aliviar o calor. Evite o uso de sabonete em excesso na pele, pois ele pode ressecá-la.
6
Refresque-se
Vale tudo: água gelada, sorvete e até mastigar gelo! Compressas frias também ajudam a diminuir a temperatura corporal.
7
Recursos terapêuticos
Massagens como a drenagem linfática diminuem o inchaço normal durante a gestação, que é potencializado durante o verão.
8
Relax caseiro
Ao chegar em casa tome um banho frio ou morno, prepare um ambiente fresco com a ajuda de ventilador ou ar condicionado, pegue um copo d’água bem gelado e deite-se com as pernas para cima. Curta um momento só seu para relaxar e baixar a temperatura do corpo. Você merece!
9
Mude o visual
Um bom corte de cabelo pode deixar a cabeça mais fresca. Vale apostar no desfiado que vai deixar os fios mais leves ou optar pelo curtinho e mandar o calor para bem longe. Só cuidado para não radicalizar demais se você não estiver acostumada aos curtos. Na gravidez, ficamos mais sensíveis e você pode se chatear se não gostar do resultado final.
10
Cuide-se
Evite sair debaixo do sol forte e faça sempre uso do protetor solar, principalmente, por conta das famosas manchas de pele que podem aparecer com a gravidez. Não fique muito tempo em pé ou sentada e esteja sempre atenta: episódios de pressão baixa podem ser comuns no calor.