Saúde e Bem-estar

11 lições do futebol para viver melhor

O esporte mais praticado e adorado no Brasil tem características que podem ser copiadas e praticadas no dia a dia. Acredite: isso melhora sua vida!

11 lições do futebol para viver melhor

A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ está aí. Já parou para pensar que, além da festa e alegria, o futebol tem lições que podem (e devem) ser copiadas? Isso porque o esporte não é feito só de torcida e paixão. A prática pode render verdadeiras aulas de virtudes e sobre como viver melhor.
 
“O futebol não é só uma ferramenta para se tornar um atleta profissional. Ele é importante também para desenvolver a autoestima”, defende Wagner Bueno, professor e fundador da Escola de Futebol Olímpia, que treina alunos de 5 a 17 anos.  
 
Segundo Bueno, um tímido aprende a ficar mais solto, confiante e a ter mais iniciativa, enquanto alguém hiperativo passa a se adequar às regras do esporte e a lidar melhor com os demais colegas do grupo, tornando-se mais sociável, atento e concentrado.
 
A competição (saudável) é fundamental como aprendizado de vida e a disputa de cada partida estimula esse lado”, acredita. Outro ponto é que, por ser um esporte de massa, o futebol ainda traz o aprendizado de lidar com diferentes culturas, além de respeitar o próximo, independente de qualquer preconceito.
 
“O esporte também ensina tolerância e responsabilidade, já que um mesmo grupo pode jogar uma partida contra um time de elite ou de periferia”, completa o treinador.

No mais, é só deixar a bola rolar, que os ensinamentos virão naturalmente. Com tudo isso em mente e com a ajuda de Wagner, listamos 11 atitudes que o time todo aprende com o futebol e que você também pode aderir para trazer mais bem-estar ao seu dia a dia.

(Foto: Getty Images)

1
Espírito de equipe
Aprender a dividir tarefas e funções, pensar no time de forma coletiva e não individual: essas são lições que vão além do campo de futebol. Essenciais para uma boa vida em sociedade e, inclusive, no trabalho, ter espírito de equipe é um dos grandes aprendizados que o esporte traz. Afinal, o jogador sempre vai depender do colega para receber ou passar a bola da melhor maneira possível e marcar o gol.
2
Disciplina
Não basta ter talento, gingado e lançar chutes certeiros ao gol. É preciso também treinar muito e com regularidade, o que exige determinação, foco e, principalmente, disciplina. Caso contrário, até o mais talentoso jogador não terá muito futuro. Logo, não basta só jogar; tem que se alimentar de forma correta e saudável, dormir bem, usar roupas e calçado apropriados, não chegar atrasado às partidas para não comprometer o time, entre outras responsabilidades que a disciplina exige.
3
Atitude
Um bom jogador não fica esperando pela bola, ele vai atrás e luta por ela. Atitude é fundamental na vida de um vencedor. No futebol (e na vida), seu significado vai além do drible e domínio da bola, pois envolve sensibilidade para sacar o momento certo de agir em campo, já que de nada adianta gastar tanta energia correndo atrás de um escanteio e ficar fraco quando estiver cara a cara com o gol. Ter atitude envolve perceber a hora de tomar partido e de deixar que o colega de time resolva o problema. Na vida, a atitude certa também ajuda a fazer boas escolhas.
4
Concentração
Foco e concentração ajudam a alcançar objetivos e, assim, conquistar resultados e aumentar as chances de vitória. No futebol profissional os jogadores estão acostumados até com a concentração no sentido de reclusão. Eles ficam um tempo sem interferência externa, para que nada e ninguém os distraiam do foco. Dentro ou fora do campo, equilibrar as emoções é essencial.
5
Sociabilidade
Com 11 jogadores em campo de cada lado, o futebol exige que todos eles estejam conectados. Fazer parte de um time envolve muita parceria, troca e camaradagem. O individualismo não tem vez para bons jogadores. Assim, o esporte ensina que todos são iguais, independentemente de classe social, raça, cor da pele ou opção sexual. As regras do jogo são as mesmas para todos.
6
Equilíbrio
O esporte é também uma forma de extravasar a raiva e a agressividade, seja correndo ou chutando a bola, mas jamais agredindo o adversário. Manter o equilíbrio em campo e evitar provocações ou brigas são importantes ensinamentos que o futebol oferece.
7
Estratégia
Ficar de olho no melhor lance, planejar uma jogada de mestre na hora certa, posicionar a bola no ângulo ideal: o futebol exige estratégia e desafia a inteligência, atributos que melhoram (e muito) a vida cotidiana – e o resultado do jogo, é claro.
8
Paixão
Fazer qualquer coisa com amor é fazer bem feito. No futebol acontece da mesma forma. É a paixão que traz garra, vontade, entusiasmo, fome de gol. Não à toa, o futebol também arrebata os corações dos torcedores, que vibram a cada jogada. E que graça teria a vida sem emoção, não é mesmo?
9
União
Um jogador sozinho, por melhor que ele seja, não ganha o jogo. Mas onze jogadores mais ou menos podem, sim, levar a taça para casa. O futebol obriga a pensar além do próprio umbigo e a enxergar o outro e o time como um todo. Juntos, somos um!
10
Superação
Um dia se ganha e, em outro, se perde. Ou vice-versa. No futebol não é diferente. Nem na vida. O esporte ensina a lidar melhor com frustrações e derrotas, já que elas serão inevitáveis – assim como as vitórias. Mas saber aonde se quer chegar já é um ótimo começo. Ter um objetivo e traçar metas para isso, idem. Conhecer as próprias limitações e dificuldades ajuda a procurar saídas para superá-las. Logo, traçar estratégias realistas geram comprometimento e autoconhecimento. E superar os obstáculos leva, uma hora ou outra, à vitória. Paciência também ajuda.
11
Alegria
Quer melhor do que vencer e se tornar um campeão? Vibrar de alegria, gritar: “Consegui! Venci! Cheguei!”. Mas, independente da vitória, o simples ato de jogar uma partidinha de futebol – seja profissional ou uma pelada com os amigos – já enche o peito de alegria. Às vezes, esse é o único momento de descontração da semana, inclusive para as crianças, que vivem cada vez mais uma infância estressante, com tantas obrigações. Assim, o futebol liberta das preocupações e devolve o sorriso para o rosto.