Saúde e Bem-estar

5 dicas para gostar de academia

Por Karen Bachini

Parece difícil, mas malhar pode ser muito divertido!

5 dicas para gostar de academia

Eu sempre gostei de fazer atividade física e nunca fui sedentária. Adoro andar de patins, jogo bastante no kinect e sempre que sobra um tempo, gosto de fazer aulas de jazz. São atividades muito divertidas e geralmente praticadas em grupo, o que me motiva ainda mais.

Só que quando me mudei para São Paulo e comecei a passar muito mais tempo em casa trabalhando, engordei um pouquinho, nada fora do comum, mas para uma pessoa vaidosa e preocupada com a saúde como eu, fez toda a diferença!

Então resolvi me matricular na academia para levar mais a sério e colocar na minha rotina exercícios aeróbicos e musculação. No começo foi muito difícil porque eu realmente não queria ir nunca (rs)! Mas agora descobri o que realmente funciona para mim e encontrei pequenos detalhes que me motivam bastante a não desistir do treino.

 

 

Confira as dicas e anime-se também:
1
Tenha uma rotina
No começo eu não estipulei horários e prometia para mim mesma que passaria a maior parte do meu tempo livre na academia. Também tinha planos de ir fazer aulas como jump e pilates sempre que meu tempo livre coincidisse com o horário da aula, mas... Isso é impossível! Acho que mesmo quem não quer viver para malhar (como é o meu caso) precisa estipular horários, porque senão a gente fica enrolando, enrolando, daí o dia acaba e a gente não malhou.
2
Ame a sua academia
Eu achava que todas as academias eram basicamente iguais, ou seja, eu achava que todas seriam chatas e jamais encontraria uma que eu realmente goste de passar o tempo, mas estava enganada. Depois de pesquisar bastante, descobri que adoro a Competition e ela tem exatamente tudo o que eu preciso para malhar feliz e motivada. Então não desista, com certeza você vai encontrar uma academia que é a sua cara também.
3
Conheça os seus limites
Acho que em tudo na vida, uma das coisas mais desmotivadoras é colocar objetivos que nós não conseguiremos cumprir! Até pra quem adora desafios é importante conhecer as nossas limitações. Então se você não está acostumada a fazer exercícios ou não consegue abrir tantas brechas na sua rotina, não se obrigue a ir na academia todos os dias. No começo (e provavelmente por um longo período), malhar 2 ou 3 vezes por semana já vai fazer bastante diferença no seu corpo. O importante é você se programar para manter uma frequência e aproveitar intensamente o tempo que você tiver na academia.
4
Torne o momento especial
Antigamente eu não dava a mínima para a hora da academia... Não investia em roupas de ginástica, me alimentava mal ou nem me alimentava antes de malhar e não tinha a consciência do quão importante era aquele momento. Hoje posso dizer que mudei totalmente essa postura e me fez muito bem! Para que a gente não desista ou fique com preguiça, é importante fazer desse um momento muito gostoso do nosso dia. Hoje eu sei que isso é possível. Não uso maquiagem, acessórios e nada do tipo, mas gosto de me arrumar e me sentir bonita quando vou malhar e tento o máximo possível fazer dessas 2 horas do meu dia que reservo para a academia, um ritual de cuidados especiais para o meu corpo. Assim ficou muito mais gostoso!
5
Faça amizades
Achava que isso era bobeira, mas ter colegas na academia ou ir malhar com algumas amigas deixa tudo muito mais divertido! Esse ano a minha melhor amiga também se matriculou na Competition e desde então tentamos, pelo menos duas vezes por semana, ir malhar juntas. É legal porque ajuda a focar nos objetivos, uma anima a outra e passamos tempo de qualidade juntas... Até ver a novela e conversar sobre os personagens se torna algo incrivelmente produtivo quando estamos fazendo bike!