Saúde e Bem-estar

Ayurveda

Por Andrea Alves

Conheça a medicina milenar indiana e como ela pode ajudar sua saúde

Ayurveda

Ayurveda é o antigo sistema de cura usado na Índia, o que podemos entender por medicina deste povo. Traduzindo do sânscrito para o português, ayur significa vida e veda conhecimento. 

Seus primeiros tratados datam de aproximadamente 3 mil anos atrás, mas sabe-se que muitos de seus princípios estiveram e ainda estão na cultura indiana por 5 mil anos. 

Isso mesmo, a antiga ciência de cura e assim, o conhecimento da vida, é usado até hoje como fonte de prevenção e tratamento de muitas doenças e é reconhecido pela OMS (Organização Mundal de Saúde)

Apesar do nome difícil e da origem antiga, seus princípios de saúde são simples: baseia-se na desintoxicação do organismo e na adoção de um estilo de vida equilibrado para cada indivíduo, olhando sempre a saúde integral, nunca uma parte só.

Dentro desta medicina, acredita-se que os cinco elementos da natureza que regem todo o universo também estão em nós humanos: terra, água, fogo, ar e éter. Esses elementos produzem determinadas características físicas e emocionas em nós, e quando se desarmonizam podem agir negativamente em nossas células e tecidos, causando desconfortos e doenças. 

Assim como nossa carga genética, recebemos na concepção a predominância de alguns desses elementos, e a essas características e estados chamamos de doshas. São três os doshas:

Vata: predominância de ar e éter 

É seco, leve e frio. No indivíduo Vata vemos um corpo mais magro e longelíneo, a mente rápida e criativa.

Vata em desequiíbrio pode levar ao emagrecimento, aversão ao frio, constipações, alterações no sistema nervoso, tontura, colite, insônia, formação de gases e reumatismo, além da dificuldade de concentração e ansiedade. Os sabores que agravam Vata na alimentação são amargo e adstringente.

Pitta: predominância de fogo e água 

É quente e oleoso, o corpo é proporcional e tem boa estrutura muscular. Sempre gosta de um desafio, é bastante realizador e líder.

Pitta em desequilíbrio gera afecções de pele, irritação nos olhos, fome em excesso, inflamações, azia e queimação. O humor fica irritadiço e muito competitivo. Os sabores agravantes são salgado, picante e ácido.

Kapha: predominância de água e terra 

É frio e pesado. A estrtutura corporal é naturalemente mais larga, mesmo quando não estão acima do peso. O comportamento é afetuoso e pacífico.

Kapha em desequilíbrio gera aumento de peso e de muco, problemas no pulmão, sonolência, obesidade, letargia e preguiça. Os sabores que agravam são salgado, doce e ácido.

Assim, os doshas se manifestam atribuindo a cada indivíduo um biotipo. Ao ler os três doshas, você consegue se identificar com um deles? Pois bem, é mais comum que  tenhamos dois doshas mais fortes, em alguns casos até os três, mas raramente um só. 

As características naturais de um dosha podem se tornar desequilíbrios quando não seguimos em nossa rotina diária um estilo de vida que esteja de acordo com nossa natureza primordial. Dizemos então que há excesso do dosha ou falta. Toda a cadeia se desequilibra quando um dosha desequilibra, como uma orquestra onde somos o nosso próprio maestro. 

Porque a alimentação é tão importante no ayurveda?

A alimentação é nossa principal fonte de nutrientes e de toxinas. Uma alimentação equilibrada ao dosha garantirá uma boa nutrição dos tecidos e um mínimo de toxinas possível. Quando não nos alimentamos adequadamente, o sistema digestivo acaba por alojar boa parte de resíduos não benéficos ao organismo, em consequência temos uma baixa no fogo digestivo (agni) e acúmulo excedente de toxinas (Ama). 

O cuidado com a alimentação é primordial para o bom funcionamento do agni, a digestão dos alimentos e a nutrição dos tecidos. Para manter ainda este processo de nutrição e desintoxicação, o Ayurveda sugere que o indivíduo receba com regularidade os tratamentos como a massagem Abhyanga, o Shirodhara (fio de óleo ertendo na testa por aproximadamente 30 minutos) e a Swedana, uma espécie de sauna onde não se esquenta a cabeça e o vapor quente ajuda a eliminar toxinas pelo suor. Além desses, existem muito outros tratamentos, uns até mais profundos, que são recomendados pelo médico ou terapeuta ayurvedico a cada paciente.

Desta forma, podemos nos conhecer melhor e adequar nosso estilo de vida garantindo saúde e longevidade. 

(Foto: Arquivo pessoal)