Saúde e Bem-estar

Casa organizada, sensação de bem-estar

Manter sua casa arrumada e limpinha vai muito além dos benefícios de higiene: garante uma mente tranquila, tranquila

Casa organizada, sensação de bem-estar

Sabe quando você entra na sua casa e encontra um ambiente limpo e organizado, com aquele aroma suave e relaxante? Pois bem, essa sensação é ótima para o bem-estar físico e mental de toda a família.

Quem não fica inquieta em um ambiente desorganizado? Então... É assim mesmo que funciona. Quando estamos em um lugar com tudo fora de ordem, tendemos a ficar mais ansiosas, com pensamentos a mil por hora.

Por outro lado, quando estamos em um espaço arrumadinho, perfumado, a sensação de relaxamento e bem-estar são constantes. Tudo flui, da agenda diária até as ideias que surgem.

Mãos à obra!

E saiba que para deixar o lar assim, gostosinho, você não precisa se acabar com limpezas pesadas. Se fizer um pouquinho por dia, conseguirá manter uma casa deliciosamente organizada.

Você mesma pode fazer isso, pode contratar uma empresa especializada ou pedir a ajuda de uma pessoa de sua confiança. Imagine só: seus livros no lugar, as gavetas da cozinha organizadas, os lençóis e as toalhas com um cheiro de lavanda e perfumes de limão e jasmim deixando sua casa com um aroma inacreditável.

É como levar sua casa ao spa durante todo o dia. Com tudo em ordem, bonito e arrumadinho, a energia será evidente. É como quando você faz um novo penteado ou estreia um lindo vestido - você se sente diferente.

Confira algumas dicas para uma vida melhor e mais organizada:

  • Aprenda a aproveitar o ser tempo. Se você tem 15 minutos, limpe a mesa, organize as revistas e, aproveite para organizar a caixa de correspondências. Se você tem mais tempo, coloque o armário em ordem. Não recomendamos que você tente ser perfeita, mas que seja prática e realista.
  • Limpe rápido, mas regularmente. Se você deixa a bagunça e o pó acumularem, comete um enorme erro. De pouquinho em pouquinho, é melhor. O pó e a bagunça de 3 semanas é uma sobrecarga que pode ficar enorme.
  • Deixe o lugar onde guarda produtos de limpeza impecável! Geralmente um espaço que acumula sujeira, é justamente ali que você deve atacar, deixando tudo limpinho. Você vai ver: com esta simples disposição a sensação será outra.
  • Comece pelas estantes. Por acumularem muito pó, é essencial dar atenção a elas. E para o trabalho ser eficiente, limpe-as de cima pra baixo, ok?
  • Aprenda a não se fixar demais nos detalhes. Adote esta filosofia que diz que menos é mais. Toda essa roupa que você não usa há duas temporadas, doe-a. Não se apegue a coisas que você não usa pois, provavelmente, outras pessoas as usariam com prazer. Você também pode divulgá-las em site de vendas online.
  • Organize o armário combinando as cores. Faça o teste e comprove como isso melhora muito o humor e faz encontrar as peças de uma maneira muito mais fácil. O armário organizado ajuda a ganhar tempo.

 

A vez das crianças

Faça as crianças ajudarem! A organização e a limpeza de maneira coletiva é divertida para elas. Até os menores podem aprender a limpar pequenas manchas, recolher os brinquedos e arrumar suas camas.

Os maiores podem varrer, aspirar e ajudar com a comida. Todos têm que guardar os brinquedos ao terminar de brincar ou antes de dormir.

Dica: faça uma pequena lista de trabalho para as crianças e, eventualmente, dê recompensas quando cumprirem. Por exemplo, se querem ir à casa de um amigo, primeiro devem fazer um pequeno trabalho ou ajudar na arrumação do quarto.

 

(Foto: Getty Images)