Saúde e Bem-estar

Desperte a força que nasce do ventre

Por Andrea Alves

Torne-se poderosa concentrando a energia

Desperte a força que nasce do ventre

Poucas pessoas sabem, mas a região do ventre é um poderoso reservatório de vitalidade e vigor, além de ser o centro de gravidade do corpo. Desenvolver a consciência desta região e equilibrar seu fluxo energético nos ajuda a ficar mais centradas e a encontrar serenidade para viver positivamente.

Para a tradição indiana, este ponto (aproximadamente três dedos abaixo do umbigo) é chamado de Swadistana Chakra, ou chakra sexual.

Os chakras são vórtices de energia (como os conhecidos pontos de acupuntura), e existem sete principais ao longo do eixo da coluna. Nas mulheres, o chakra sexual ocorre próximo ao útero e ovários. Nos homens, às vesículas seminais. Em ambos, se relaciona diretamente a libido, não só ao interesse e prazer sexual como a própria energia vital e alegria de viver.

No Japão, esse ponto é chamado de Hara e acredita-se que ele permite a unidade do homem com ele mesmo. Por isso é um dos pilares fundamentais na meditação e nas artes marciais, como tai chi chuan e aikido, onde são necessários concentração e autocontrole.

Um Hara forte também significa poder espiritual. Nas gravuras japonesas e chinesas, os homens santos costumam ser representados com um círculo de luz localizado no baixo ventre. É por isso que Buda, um iluminado, é visto com a barriga proeminente. 

Quem aprende a se concentrar nesse ponto descobre uma âncora para o dia a dia. A prática de yoga, a dança do ventre e as artes marciais ajudam a fortalecer este centro vital. Você pode meditar colocando o foco na região do ventre, que também é uma forma de estimulação do local.

Confira as dicas para estimular o Swadistana Chakra:

- Sentada confortavelmente, com a coluna reta e os olhos fechados, leve as duas mãos sobre o ventre e concentre-se nesta região visualizando uma luz intensa de cor laranja. Permaneça ali por cinco minutos.

- De pé, faça uma inalação profunda elevando os braços e, soltando o ar, desça lentamente o tronco a frente até que a mão se direcione ao chão. Inspire elevando totalmente o tronco voltando a posição dos braços elevados e exale relaxando as mãos na lateral do corpo. Repita 5 vezes.

- De pé, faça movimentos circulares com o quadril, que eu chamo carinhosamente para os meus alunos de “rebolation”. Isso mesmo, rebole para um lado e depois para o outro. Se sentir vontade, deixe o corpo se expressar dançando e mexendo os braços e pernas como quiser.

- Deitada de barriga para cima, impulsione o abdômen para cima na inalação e retenha o ar por 2 segundos. Quando exalar, puxe completamente o ventre para dentro à medida que fica sem ar, e retenha por 2 segundos. Repita o ciclo 5 vezes.

- Deitada de barriga para cima, massageie a barriga com óleo vegetal aromatizado com lavanda, patchouli ou ylang ylang. Algumas gotas de óleos essenciais cítricos, como o de bergamota, também são recomendadas. 

Assim você pode iniciar o processo de autocuidado expandindo a consciência sobre este ponto vital para o seu corpo. Experimente!

(Foto: Getty Images)