Saúde e Bem-estar

Lições de bravura, dos filmes para nossas vidas

Não é preciso derrotar uma bruxa para ser corajosa! Inspire-se nos personagens para dar exemplos de bravura no seu dia a dia

Lições de bravura, dos filmes para nossas vidas

Tudo bem: vencer uma bruxa má ou uma horda de monstros pode ser uma tarefa impossível para você, mas não é preciso tanto para ser um exemplo de bravura em sua vida.

Na verdade, por mais surreais ou fantasiosas que as histórias dos nossos filmes favoritos sejam, os grandes atos de bravura dos nossos heróis têm sempre como base comportamentos que a gente pode muito bem usar no nosso dia a dia.

Claro que eles não são fáceis e é preciso muita coragem para enfrentar os monstros que rondam a vida comum. Mas, com certeza, a inspiração nos bravos personagens nos ajuda a tomar as atitudes mais corretas, que nem sempre são as mais fáceis!

Por isso, preparamos uma seleção dos exemplos mais bravos dos filmes para inspirar.

Vendo além das aparências com Bela

Quantas vezes você não atravessou para o outro lado da rua por ver uma pessoa diferente vindo em sua direção? Ou deixou de se aproximar de alguém no trabalho porque o colega parecia “estranho”? Até pode parecer clichê, mas a gente sempre esquece que as pessoas têm muito mais características e qualidades do que as aparências revelam e nossos preconceitos nos impedem de conhecer gente incrível. A Fera, por exemplo, por trás dos pelos e garras, era um homem legal e romântico, só esperando que alguém o entendesse. E foi isso que a Bela (acima) fez!

Merida tomou as rédeas da própria vida

Merida

Nem sempre é fácil seguir os rumos que você quer na sua própria vida. São tantas obrigações, tradições e pessoas para agradar, que é necessária muita valentia para seguir o caminho que você quer, assim como fez Merida, em Valente. Mas, como a história da princesa rebelde mostra, o resultado é compensador e te faz muito mais feliz.

Anna e o amor de irmãs

Anna

Família é parte essencial das nossas vidas. E como Anna, em Frozen, é preciso sempre lutar por aquelas pessoas que nos acompanharam a vida toda, nos bons e maus momentos. Pode não ser fácil e envolve abrir mão de um pouco dos nossos desejos, mas família é família. Anna é tão corajosa que não teve medo nem das consequências que poderia sofrer para ajudar sua irmã.

Mulan mostrou que mulheres também são fortes

Mulan

Constantemente mulheres sofrem preconceito e ouvem frases do tipo: “Coloque-se no seu lugar”. Mas como Mulan, não se deixe enganar pelas regras machistas! Assim como a heroína pôde, sim, ir para a guerra e salvar seu pai, você pode assumir o trabalho que quiser, decidir com quem quer estar, o que quer fazer, que roupa usar… Basicamente, qualquer coisa que tiver vontade. Mostre sua força ao mundo!

Sair da zona de conforto é com Marlin

Marlin

Todo mundo está acostumado com algum estilo de vida, com alguns hábitos e sair dessa zona de conforto não é fácil. Mas quando quem amamos precisa de ajuda, não tem jeito: é preciso criar coragem para sair do nosso mundo e enfrentar o que for preciso para ajudar. Marlin passou muito medo, mas encarou o oceano para salvar seu filho Nemo. Nós também podemos fazer isso!

Robin Hood e a coragem de ajudar os mais fracos

Robin Hood

Tudo bem, roubar é errado, mesmo que seja dos ricos para dar aos pobres. Mas Robin Hood foi muito corajoso em enfrentar os poderosos para ajudar aqueles que passavam por necessidade. É um exemplo de bravura muito importante, que deveria inspirar a todos para termos um mundo um pouco menos injusto.

Esmeralda enfrentou o preconceito da cidade

Esmeralda

A cigana Esmeralda encarou toda uma cidade cheia de preonceitos para poder ajudar o corcunda Quasímodo a vencer uma situação de humilhação. Um ato de bravura que pode inspirar qualquer pessoa a fazer aquilo em que acredita, independente da opinião dos demais. Não é porque todo mundo está fazendo algo que você considera errado que você vai fazer também, certo?

Correr atrás do sonho é com Tiana

Tiana

Não foram poucos os obstáculos que apareceram no caminho de Tiana, atrapalhando seu sonho de abrir o próprio restaurante. Mesmo virando sapo, a garota não desistiu e continuou correndo atrás do que queria. Agora compare a história de Tiana com sua vida e pense em quantas vezes não desistiu de algo por pequenas dificuldades ou medo de dar errado? Fica então a inspiração para não desistir nunca mais!

Para Timão e Pumba, amizade está acima de tudo

Timão e Pumba

A divertida dupla de O Rei Leão parecia levar uma única coisa a sério em suas vidas: a filosofia de vida Hakuna Matata, o "esqueça seus problemas". No entanto, quando Simba precisou da ajuda dos dois, Timão e Pumba logo abriram mão da vida sem problemas e se enfiaram em enrascadas para ajudar o leão. E isso é amizade: estar disposto a ceder até da sua filosofia de vida para ajudar um amigo.

Aladdin manteve sua palavra até o final

Aladdin

Fazer uma promessa é fácil, difícil é cumprir. Mas há quem cumpra. Veja Aladdin, por exemplo: ao encontrar a lâmpada do gênio, ele prometeu que usaria seu terceiro desejo para libertar o novo amigo. E quando a hora chegou, ele bem que precisava de um pouco de magia para resolver sua vida, mas teve a coragem de cumprir sua palavra e libertou o Gênio. É preciso muita força para cumprir promessas difíceis...

Dusty reconheceu seu medo e o encarou

Aladdin

Sabe o que há de mais assustador? Nossos medos! Para quem tem medo de altura, voar é desesperador. Mas também é limitador. Por isso, só com muita bravura alguém consegue encarar um medo e vencê-lo. Dusty, do filme Aviões, é um exemplo disso: mesmo tendo medo de altura, ele quis ser um competidor de voo e venceu seu pavor para conquistar seu sonho.

(Fotos: Acervo Disney)