Saúde e Bem-estar

Mais que uma boa ideia

Por Andrea Alves

Realize seus sonhos com planejamento e uma boa dose de ação

Mais que uma boa ideia

Logo que entrei na faculdade de arquitetura, no entusiasmo dos 17 anos, sonhadora que fui com esta profissão durante a infância e adolecência, ouvi a seguinte frase do professor que nos apresentava o curso: "Na arquitetura, 10% são inspiração e 90% transpiração!" 

Desde lá me dei conta que, no mundo dos adultos, é preciso muito trabalho para poder dar vida e fazer prosperar uma boa ideia. 

O mercado de trabalho supervalorizou nos últimos anos os indivíduos criativos e rápidos. Mas será possível fazer a roda girar se não houver a dedicação diária aos detalhes da execução?

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito", disse Aristóteles. Seguindo sua linha, aqueles que têm boas ideias mas não partem para ação correm o risco de ver seus sonhos congelarem na intenção ou até na "embromation". 

E o que é preciso para que você ponha então em prática o projeto daquele novo business, o curso de artes, a pós-graduação no exterior ou até uma nova versão para a receita de cupcake? Atitude! 

Sob a ótica da filosofia oriental, o chakra (ou centro de energia) onde se expressa toda a sua criatividade é o laríngeo, ou Vishuda, no pescoço. Os desequilíbrios deste chakra, ou seja, as palavras não ditas, as ideias não expressadas, realizadas, tornam-se potenciais doenças.

Mas para que você mantenha em harmonia seu centro energético, bem como o equilíbrio físico e mental, é necessário que tome a atitude e mantenha a firmeza de propósito na realização de seu sonho.  

Encontre os parceiros certos, porém, não espere que ninguém pegue na sua mão o tempo todo. Nem se renda pela falta de motivação inicial. Lembre-se: ninguém lá fora pode ser responsabilizado pelas suas escolhas e assim pela sua atitude (ou falta dela). 

Existem vários livros que podem orientá-la para a organização do processo e até ser um excelente norte para o começo. O que eu mais gostei chama-se "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", do consultor Stephen R. Covey. 

Converse com amigos, pesquise sobre o tema, mergulhe... Mas faça! Mesmo que o resultado não saia de primeira como você esperava ou as críticas não sejam as mais dóceis, lembre-se que sempre é possível evoluir, e no fundo é essa nossa missão aqui na vida e esse o esforço que nos faz crescer.

Uma boa ideia não é tudo. Mas pode ser o primeiro passo para a construção de um sonho! 

Você já teve alguma experiência que precisou, além de uma boa ideia, da sua força de realização? Conte para a gente.

Namaste

(Foto: Arquivo pessoal)