Saúde e Bem-estar

Melhore sua autoestima. E ame-se mais!

Ter uma boa relação consigo mesma é fundamental para ter sucesso e ser feliz. Deixe as frustrações de lado e comece a se gostar do jeitinho que você é

Melhore sua autoestima. E ame-se mais!

A autoestima é um sentimento construído desde a infância e que pode lhe impulsionar a vencer – ou fazer afundar em tristezas e frustrações. A verdade é que, se você tem uma boa relação consigo mesma, entendendo suas limitações e reconhecendo que ninguém é perfeito, terá ótimas chances de avançar rumo ao que deseja conquistar. E o que é mais importante: ser feliz sem muitas exigências.

“The Real Truth About Beauty: Revisited”, o estudo que a marca Dove revisou em 2011, mostra que (ainda) apenas 4% das mulheres do mundo todo se consideram bonitas. Mas 80% delas acreditam que todas têm algo de belo. Ou seja, as mulheres não são capazes de apreciar a sua própria beleza, mas enxergam o belo nas demais.

Diante deste cenário, e imersos em um mundo de grandes exigências, sentir-se bem com você é uma prioridade. Para poder enfrentar a vida cotidiana com prazer, alegria e satisfação, é necessário investir na relação consigo mesma.

Entre tantas situações bacanas, ter uma boa autoestima traz um bem-estar danado e permite:

  • Acreditar em você e em seu valor para os demais;
  • Sentir-se bonita e em harmonia com seu aspecto físico;
  • Desfrutar do seu corpo na questão sexual;
  • Sentir confiança para conseguir o que deseja;
  • Sentir-se relaxada;
  • Procurar diferentes recursos para conseguir o que deseja;
  • Usufruir de seus êxitos.

 

Muitas vezes, sentir-se bem e aproveitar conquistas como estas parece uma realidade inalcançável. Conflitos no trabalho, a vida nos relacionamentos, a maternidade ou outros planos colocam em prova a autoestima - e, muitas vezes, atentam contra ela.

Por outro lado, a imagem da perfeição estética que a mídia constrói pressiona para alcançar um modelo físico que, inevitavelmente, leva à frustração.

Se você sente que sua autoestima precisa de um empurrão, temos algumas dicas:

  • Registre pensamentos e sensações: faça um exercício consciente de identificação do que você pensa e sente. Assim, poderá detectar aquelas ideias nocivas que atentam contra o seu bem-estar.
  • Resgate e reflita sobre todas as qualidades positivas que você tem: pense como estas qualidades lhe ajudaram a obter o você conquistou até agora.
  • Posicione-se diante do espelho: enumere os atributos físicos que mais gosta em você mesma. Procure recursos de beleza para deixar essas características em evidência e valorizar o que considera seus pontos fortes. Repita o ritual a cada semana - ou melhor, todos os dias.
  • Evite comparações: medir suas conquistas ou atributos em relação aos demais só vai te levar à frustação. Seja mais você. Sempre!

 

Investir em pequenos prazeres também ajuda bastante a melhor a autoestima. Veja 30 dicas de ter um tempo só seu, para sentir-se muito bem.