Saúde e Bem-estar

Mortes por causa do vírus Ebola já são o dobro do surto anterior

Por Renata Deos

Apesar dos dados, o Ebola não está entre as 10 doenças que mais matam no mundo

Mortes por causa do vírus Ebola já são o dobro do surto anterior

O número de mortes neste novo surto de infecção pelo vírus do Ebola na África Ocidental já chega ao dobro do número da anterior, com 961 até 8 de agosto, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa vez o Ebola atingiu principalmente três países da África Ocidental: Serra Leoa, Libéria e Guiné. Para a OMS, já é uma "emergência de saúde pública internacional", mas o Comitê de Emergência para o surto ressaltou que "não deve haver nenhuma proibição geral de viagens ou comércio internacionais" porque apesar do surto, "não significa, de modo algum, que todos os países, ou mesmo muito deles, terão casos de ebola", informa a chefe da agência da ONU, Margaret Chan.

Apesar do altíssimo índice de mortalidade do Ebola, porque mata mais da metade das pessoas que são infectadas, ele não está na lista das 10 doenças contagiosas que mais matam no mundo. A Aids, por exemplo, leva a óbito mais de 1 milhão de pessoas só na África Subsaariana. No mundo, casos de diarreia matam quase 1,5 milhão de pessoas - seja por água contaminada, verduras mal lavadas etc. Os dados são da OMS e mostram como deveríamos ficar menos preocupadas com o surto de Ebola e mais com essas 10 doenças que ainda hoje matam tantas pessoas no mundo todo.

Doenças contagiosas que mais matam

 

(Imagem principal: reprodução vídeo OMS)