Saúde e Bem-estar

Nós merecemos descanso!

Por Andrea Alves

O relaxamento da mente que toda mulher deveria conhecer

Nós merecemos descanso!

Shirodhara é o nome da técnica ayurvédica capaz de provocar verdadeiros milagres no relaxamento da mente. E quem de nós não tem quatrocentas coisas, atividades, pensamentos e obrigações passando pela cabeça ao mesmo tempo nos dias de hoje? É meninas, nós merecemos um descanso! 

“Shiro” significa cabeça e “dhara” é o fio contínuo. O shirodhara é então um tratamento que consiste num fio de óleo vegetal morno, que verte na testa do paciente por aproximadamente 30 minutos, vindo de um recipiente constantemente alimentado pelo terapeuta. Certeza que você nunca viveu uma experiência como essa.

O óleo vai sendo aquecido em banho-maria e volta para o recipiente (que chamamos de dharapatra) sempre morno. O dharapatra pode ser feito de cobre, de barro ou cerâmica. Alguns deles, mais modernos, possuem uma torneirinha para ajudar a controlar o fluxo de óleo que sai. (foto)

O mais importante é que esse fio de óleo seja contínuo nessa meia hora. O paciente não pode sentir nenhum pinga-pinga, que causa muito desconforto. Aproximadamente 1 litro de óleo vegetal é usado durante o procedimento. Normalmente esse óleo é de girassol, mas pode ser também de coco, gergelim e outros menos comuns. Quando o paciente tem alguma intolerância ao óleo, pode-se também aplicar a técnica com leite e até chá.

O terapeuta tem que estar atento a temperatura do líquido aplicado, a fluidez contínua e a direção, para não deixar escorrer para os olhos do paciente, embora eles devam estar sempre cobertos com algodão.

O paciente, por sua vez, recebe o shirodara quase sempre após a abhyanga, a massagem das mãos amorosas, e acaba relaxando tão profundamente que mal percebe a dinâmica, silenciosa, porém bastante ativa, do terapeuta.

O shirodhara atua no sistema nervoso central, induzindo o cêrebro a frequências similares a da meditação, oferecendo uma oportunidade incrível de autoconhecimento e relaxamento da mente. Que oportunidade de aquietar um pouco os pensamentos, não?

É um importante auxiliar no processo de redução de estresse, dores de cabeça e insônia. A periodicidade do tratamento é sempre sugerida por um terapeuta ayurvédico, assim como sua aplicação.

(Foto: Arquivo pessoal)