Saúde e Bem-estar

Spa em casa

Por Andrea Alves

O passo a passo do ritual para cuidar de você

Spa em casa

Que tal aproveitar algumas horinhas livres para curtir um relaxamento em alto estilo ou um ritual de beleza? Separar um momento do seu dia (mesmo que seja só no final de semana) para um spa em casa pode trazer muitos benefícios.

Embora o banheiro seja o cômodo da casa mais propício aos banhos (e outras práticas que molham), qualquer ambiente pode se transformar num spa superexclusivo.

Agora que você reservou o espaço na agenda (não precisa ser o dia todo, mas uma ou duas horas em que você possa não ser interrompida), lembre-se que nesse tempo o celular deve estar desligado ou ficar no silencioso. Procure dar uma pausa na agitação da mente e na rotina de contas, atividades e compromissos do dia a dia.

Muitos pensamentos vão passar e gentilmente afastaremos os negativos. Essa é nossa proposta: concentrar no corpo. Deixar a respiração mais tranquila e ritmada, sentir a pele, os cabelos e toda a beleza que já existe em você. Até o humor vai melhorar, tenha certeza!

Dica: Para o passo da esfoliação, confira aqui algumas receitas de esfoliantes naturais mais apropriados para você.

(Foto: Arquivo pessoal)

Spa em casa
1
Preparando o ambiente
Quaisquer que sejam os ambientes escolhidos para o ritual, prepare-os com carinho antes de começar. Distribua velas, incensos, aromatizadores e tudo o que você gostar para melhorar o astral do lugar. Uma música tranquila também cai muito bem. Bossa nova, jazz, new age, lounge… siga seu estilo de relaxamento.
2
Alimentação
Neste dia inclua as refeições no ritual do bem-estar. Evite comidas pesadas, como carnes vermelhas, frituras e doces, dando preferência às frutas, verduras, legumes e chás que desintoxicam o corpo. Nossa pele reflete não só nossos hábitos de alimentação e cuidados com o corpo como também nossas emoções, como alegria e tristeza. Por isso, para manter-se sempre bela, é necessário cultivar bons hábitos favorecendo o organismo como um todo.
3
Esfoliação
Qua tal começar nosso ritual pelos pés? Uma boa esfoliação pode ser uma bálsamo para os pezinhos cansados. Aproveite para fazer uma automassagem, pois os pés possuem pontos de reflexo de todo o corpo, segundo as medicinas chinesa e indiana. Pressione os polegares por toda a sola, percebendo se há algum ponto dolorido. Se houver, intensifique a pressão do dedo por mais alguns instantes e, em seguida, massageie a área suavemente.
4
Hidratação com óleos essenciais
Depois do banho, vale a pena investir em uma boa hidratação corporal, com creme hidratante de óleos essenciais. Misture 15g de creme hidratante neutro com 1 gota de óleo essencial de vetiver, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de laranja doce. Aplique nos pés fazendo movimentos circulares e vá subindo pelo corpo.
5
Descongestionante para o rosto
Faça um chá de camomila (sem açúcar) colocando uma colher de sopa cheia de erva ou dois saquinhos de chá em meio litro de água em ponto de pré fervura. Após esfriar, coloque na geladeira por 20 minutos e faça compressas com chumaços de algodão na região dos olhos, trocando-as a cada cinco minutos. Troque algumas vezes. 20 minutos no total é o ideal.
6
Máscara de pepino para o rosto
Corte um pepino em rodelas bem finas e aplique sobre todo o rosto, deixando descansar ali por 15/20 minutos. O pepino possui propriedades tonificantes e relaxantes.
7
Máscara de babosa para os cabelos
Toda mulher sabe que a babosa nutre, fortalece e dá brilho a todos os tipos de cabelo. Existe um certo preconceito contra a planta por causa da textura, mas vale a pena tentar. Bata no liquidificador uma folha de babosa, coe numa penera fina e junte 100ml de água, misturando bem. Após a lavagem dos cabelos com xampu normal de seu uso, aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos. Em seguida lave a cabeça novamente, cuidando para retirar bem a babosa.
8
Mãos e pés
Um ritual de saúde e beleza fica mais completo com o cuidado das mãos e dos pés. Você pode nesse dia fazer sua própria manicure. Se não tem habilidade com o alicate de cutículas, corte e lixe as unhas, hidratando bem as cutículas e optando por uma base e esmalte clarinho que não exigem acabamento tão profissional.
9
Alongamento e relaxamento
O alongamento melhora a postura, traz flexibilidade e ajuda a aliviar os efeitos do ácido lático e outros agentes de estresse no músculo. De pé, ponha as mãos sobre a cadeira e caminhe com os pés para trás até o corpo formar 90º entre as pernas e o tronco com os braços esticados. Pratique todos os alongamentos que lembrar, de braços, pernas e pescoço. Para o relaxamento, deite-se sobre um local conforatável (pode ser até o tapete), apoiando os pés sobre almofadas e deixando-os mais altos que o corpo. Envie um comando mental para cada parte do corpo, começando pelos pés, para distencionar a região. Depois disso você estará revigorada e linda para recomeçar sua jornada lá fora. Aproveite esses minutos e entregue-se a você mesma!