Saúde e Bem-estar

Uma novata nos 10k da Disney Magic Run

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Para profissionais, correr essa distância é fácil. Para mim não porque nunca a enfrentei. Porém, aceitei o desafio!

Uma novata nos 10k da Disney Magic Run

Há menos de um mês decidi encarar o maior desafio esportivo da minha vida até agora: correr 10 km. Foi assustador porque até então nunca tinha corrido mais de 6 km. Acrescentar mais 4 km num corpo que chega mal ajambrado ao final de 6.000 metros requer organização, treino, foco e disponibilidade de tempo. Como mãe e com rotina louca, senti que tinha assumido algo maior que minhas pernas - e tempo - dariam conta.

O desafio, porém, foi irresistível: era a Disney Magic Run, a corrida promovida pela Disney no Brasil (em São Paulo vai acontecer no domingo, dia 31 de agosto. No Rio de Janeiro, em 12 de outubro) uma corrida de rua com o clima superfestivo, a participação das crianças, a presença dos personagens queridos da Disney e um percurso estimulante.

Sabendo que sou bem desorganizada, precisava de alguém para me incentivar e me manter focada. Aproveitei que minha irmã, Elaine, está envolvida com o clima de corrida de rua e a arrastei comigo, além de trazer junto meu filho Miguel e minhas sobrinhas Catarina e Valentina.

A companhia da minha irmã nesse projeto foi muito importante e fez toda a diferença. Ela me incentiva virtualmente porque não conseguimos treinar juntas. Usamos um aplicativo de smartphone que registra nossos treinos para competirmos - de maneira saudável, claro!

Quando vejo que ela está alguns quilômetros na minha frente, eu não perco o ânimo e vou treinar, só para não ficar para trás ou muito atrás. (Saí para academia outro dia à noite para treinar encarando uma temperatura de 13 graus!)

A certeza da companhia da minha família e o incentivo virtual da minha sister complementam um processo muito interessante que os 10 km me impuseram: superar meu receio de expor meu corpo a um esforço físico pelo qual ele nunca passou. É assustador, sim. Mas, também, muito emocionante.

Mudei a minha rotina para dar conta desse desafio. Mudei de academia para uma bem perto de casa, me impedindo de arranjar alguma desculpa, como preguiça de enfrentar trânsito, chuva, frio. Não há. Organizei meus horários para não falhar nos treinos de musculação, essenciais para fortalecer a musculatura das pernas.

Se já prestava atenção na minha alimentação, no mês do preparo para essa jornada fiquei ainda mais atenta para que meu corpo recebesse o que era necessário para:

1) aguentar o tranco de treinar todos os dias, pois tenho apenas o domingo de descanso
2) se recuperar dessa intensa maratona esportiva, além da tradicional rotina do dia a dia

Está dando certo! Estou conseguindo cumprir todos os compromissos e os treinos. E algo incrível aconteceu: não sinto cansaço nem dores, além das provocadas pelo esforço físico. Minhas tradicionais dores de cabeça, nas costas, braços e ombros desapareceram. Sinto-me muito bem.

Só ainda não consegui chegar nos 10 km. Já cheguei nos 8 km. Meu professor de corrida garantiu que quem corre 7km, corre 10km. Juro que não quero pagar para ver. Quero tentar correr 10 km pelo menos duas vezes antes de domingo, dia 31 de agosto. Estou ansiosa para alcançar essa marca.

Também estou ansiosa pela reação do meu filho Miguel. É a primeira "grande" corrida/caminhada dele. Na verdade será uma caminhada de 3,1 km. O que o espera (e também a minha sobrinha Valetina) é algo muito legal: Mickey, Minnie e Pluto farão um aquecimento divertido, antes de abrirem oficialmente o evento com a largada para os 10km. Entre as novidades deste ano estão o espaço Disney Channel, com a presença de convidados especiais e talentos das séries Que Talento e College 11, além de um espaço dedicado a Princesinha Sofia. 

Os personagens Disney ainda vão marcar presença durante a prova para saudar os participantes, que também podem assistir a um pocket show com um teaser do que vai ser o Disney in Concert, espetáculo musical orquestrado com clássicos da Disney, que vai acontecer em São Paulo, no mês de setembro.

As inscrições para São Paulo já estão esgotadas. Mas ainda dá para participar no Rio de Janeiro, em outubro. Desde o dia 12 de agosto, fãs de Mickey e amigos já podem se inscrever para a Disney Magic Run, que acontece pela primeira vez no Rio. O evento será realizado no Dia das Crianças, no Aterro do Flamengo, nas modalidades caminhada com a família (3km) e corrida individual (6km).

Que tal se impor esse delicioso desafio? Acho que vale muito a pena.

Um beijo e desejem-me sorte,

Patricia, a ansiosa

(Fotos: Divulgação - Disney Magic Run 2013)

comentarios corrida, Disney Magic Run