Saúde e Bem-estar

Você costuma checar o celular antes de dormir?

Por Renata Deos

Entenda o mal que existe em dar apenas uma última conferida no celular antes de dormir e descubra como o seu cérebro se comporta

Você costuma checar o celular antes de dormir?

O celular nos acompanha a todos os lugares. Ultimamente, inclusive até na cama. Você é daquelas que dá uma última checada no celular antes de ir dormir? Confere se tem alguma mensagem ou a postagem mais recente do Facebook e Twitter?

Se é dessas (como eu), saiba que vai precisar lutar contra esse hábito - se é que já se tornou um. Segundo Dan Siegel, professor de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia (UCLA), a luz dos smartphones faz com que o cérebro entenda que não é momento de secretar melatonina ainda e, portanto, não é tempo de dormir.

O atraso na secreção da melatonina atrapalha o número de horas que vamos ter por noite. Em um vídeo feito para o Business Insider, o professor Siegel explica que a redução no tempo do sono acarreta inúmeros problemas, entre eles o tempo de descanso dos neurônios e, mais importante, o tempo que as células gliais tem para fazer a "faxina" nas toxinas geradas pelos nerônios.

"Se você não tem de 7 a 9 horas de sono, não é possível remover as toxinas e elas vão permanecer", diz o professor Siegel no vídeo.

E o que provoca no corpo e mente essas toxinas? O professor enumera:

  • Estresse e tensão
  • Prejuízo à memória
  • Incapacidade de raciocínio lógico
  • Metabolismo desrregulado, podendo provocar aumento da fome e ganho de peso
  • E ,o pior, intoxicar as outras células do corpo

 

Ele enfatiza que é um assunto sério e que nós precisamos nos conscientizar que uma hora antes de ir dormir é necessario desligar todas as telas de celulares, computadores e outros gadgets digitais.

Papo sério não, seríssimo. E bem direto.

Antigamente se falava em não ter nenhum aparelho eletrônico no quarto, em meditar antes de dormir, em pingar uma gota de óleo de lavanda no travesseiro, em tomar leite quente etc.

Hoje os médicos já se dão por satisfeitos se você conseguir ficar uma hora, uma mísera horinha pelo menos, sem olhar para uma tela de celular antes de dormir. São os tempos modernos!

O que você costuma fazer antes de ir dormir?

(Foto: reprodução vídeo do Business Insider)