Saúde e Bem-estar

A atividade física certa para cada pessoa

Por Andrea Alves

Como saber se escolhemos um exercício físico adequado ao nosso biotipo?

A atividade física certa para cada pessoa

Quando falamos em atividade física é quase impossível não pensar numa academia cheia, exercícios repetitivos e muito suor! Mas será que esta é a atividade física certa para você?

Fui esportista por toda a vida e pratiquei inúmeras atividades. Algumas me apaixonei outras não fizeram tanto a minha cabeça. Mas sempre carreguei comigo a crença de que com certeza existe um exercício que se seja mais adequado e prazeroso a cada pessoa.

Segundo o Ayurveda, a tradicional medicina indiana, além da escolha da atividade correta para cada biotipo, nenhuma atividade pode estar relacionada à dor ou sacrifício extremo, ao contrário do que prega a mentalidade ocidental. Por isso a consciência e o bom senso tornam-se chaves para praticar uma atividade física e colher seus melhores benefícios a longo prazo.

Confira mais sobre os biotipos no Ayurveda clicando aqui

Então, para que você se sinta ainda mais poderosa, tenha maior capacidade de trabalho, firmeza de pensamentos e atitudes, com o corpo funcionando como um bálsamo de bem-estar, confira as dicas da atividade física certa para cada biotipo:

Vata

As pessoas do biotipo vata (predominância do elemento ar) são naturalmente mais agitadas e ansiosas. É comum escolherem atividade de extrema agitação, o que pode lhes gerar um desequilíbrio. Para pessoas deste biotipo, são recomendadas atividades mais leves que proporcionem tranquilidade, como caminhada, bike, dança e aulas mais calmas de yoga. Por terem a estrutura corporal mais longelínea e frágil, não devem se expor a exercícios com tanto impacto. Musculação moderada e pilates ajudam a desenvolver massa muscular e trazer mais estrtutura aos vatas.

Pitta

Pessoas do biotipo pitta (predominância do elemento fogo), tem capacidade física boa e musculatura desenvolvida para lidar com desafios. E certamente os desafios os movem. Por isso as atividades em grupo que envolvam algum tipo de pontuação são recomendadas com moderação. Natação e hidroginástica também são aconselhadas ao pittas, pois ajudam a equilibrar irritabilidade e extravasar energia.

Kapha

Atividades estimulantes são as mais recomendadas para as pessoas do biotipo kapha (predominância de terra e água), que tendem a acumular peso e serem mais letárgicas. Que tal então apostar na corrida e aulas aeróbicas? Praticas de yoga mais fortes como power yoga e vinyasa flow tambêm estimulam beneficamente os kaphas.

Seja qual for o exercício escolhido, cultive sempre o pensamento positiva e a auto-estima, assim você vai espalhar saúde e alegria por todos os cantos.

Namaste!

(Foto: Arquivo pessoal)