Saúde e Bem-estar

Como se estressar menos em 2015

Por Helena e Joana Cardoso

Que tal começar o ano fazendo diferente e tentando ser mais leve?

Como se estressar menos em 2015

Nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que não se sinta estressada. O trânsito, as obrigações, os prazos nos convidam para uma vida com cada vez menos qualidade e prazeres.

Cabe a nós mesmas ficarmos atentas constantemente para não aceitarmos esse convite para o estresse e cultivarmos hábitos que nos protejam disso.

Abaixo listo alguns desses hábitos que, se incluídos na nossa rotina, nos afastam do estresse e nos aproximam de uma vida com mais satisfação e equilíbrio.

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)

 

1
Pense positivo
Focar no lado bom, no otimismo, é um treinamento. É comum que, quando estressadas, imaginamos todas as mil possibilidades catastróficas de uma situação. Pensar no lado desastroso não previne nada de acontecer e nos força a sofrer antes de algo de concretizar. Ao contrário, pensar positivamente nos faz mais esperançosas e acreditadas, gerando mudanças químicas benéficas para nosso corpo e mente.
2
Tenha um hobby
Quando praticamos algo que gostamos, nos colocamos como prioridade em algum momento do nosso dia. Podemos nos dedicar quase integralmente a nossas obrigações, mas temos um tempo para nós mesmas, para aliviar todo o estresse do dia. É uma maneira de não esquecermos de nós mesmas.
3
Cultive as amizades
Os amigos nos lembram de quem somos verdadeiramente. Com eles, não precisamos nos preocupar em ser nada além de nós. É uma maneira de lembrar que somos amadas e também de sentir carinho de volta. Percebendo que somos importantes para alguém, lembramos do nosso valor.
4
Não se compare a outras pessoas
Cada pessoa tem sua jornada. Não devemos nos comparar com os outros se os caminhos são sempre diferentes. A única competição justa é aquela com nós mesmos, considerando quem éramos e quem somos agora.
5
Valorize as pequenas coisas
Se enxergamos a grandeza das pequenas coisas, conseguimos dimensionar melhor o tamanho de um obstáculo, quando ele aparecer. Quando você percebe o verdadeiro tamanho do problema, ele fica mais leve e superável.
6
Aprenda a dizer não
É importante aprender a dar o seu limite. Por vontade de agradar e conquistar a aprovação alheia, nos tornamos escravas da opinião dos outros. Saber impor e respeitar o seu limite vai fazer com que você não se sinta abusada e, consequentemente, cobre menos também. O que você faz será por você e não por e para os outros.
7
Foque no momento presente
A tendência é pensarmos demais no passado e no futuro, mas esquecemos que o único momento onde podemos fazer alguma mudança é no presente. Se nos concentrarmos no agora não sofremos por antecipação e ainda conseguimos resolver o que ficou pendente lá atrás.
8
Aceite que às vezes ganhamos; às vezes perdemos
Perceber que ganhar e perder faz parte do jogo nos ajuda a lembrar que não somos nem fracassadas nem invencíveis. Assim, a derrota não é o fim do mundo e a vitória não é garantia de nada.
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