Tecnologia

8 mandamentos do Facebook

Conselhos úteis para cultivar boas amizades na rede social – e manter as ruins bem longe!

8 mandamentos do Facebook

Você nunca teve tantos amigos como acontece agora, com o Facebook. Afinal, lá são encontrados todos seus contatos.

Família, conhecidos, vizinhos, pessoal do trabalho e da faculdade, seus amigos do colégio, pais de coleguinhas do seu filho... Tem até pessoas que você conhece apenas pela rede social!

Mas saiba que alguns cuidados devem ser tomados para manter as amizades em um nível saudável e agradável.

Confira abaixo os 8 mandamentos da amizade no Facebook.

(Foto: Getty Images)

1
Darás uma segunda chance
Um dia, ao abrir o Facebook, você encontra um pedido de amizade. Logo pensa que era aquele rapaz com quem você conversou quando foi ao teatro com suas amigas ou um profissional que admira. Nada disso! É aquele velho colega de classe com quem você nunca, NUNCA conversou. Não importa se agora é uma estrela do rock ou se tem apenas 20 amigos, aceitá-lo não fará mal a você. Vamos lá, as pessoas mudam... Caso contrário, você pode excluí-las de sua lista do Facebook a qualquer momento.
2
Não pedirás favores a "desconhecidos"
Ok, você tem um casamento no sábado e é verdade que amou os sapatos da foto que aquela garota que você mal conhece publicou, mas, regra de ouro: ser amiga no Facebook não significa ser sua amiga de verdade. Antes de pedir o calçado emprestado, lembre-se de todas as mensagens privadas dela que você ignorou ou nas conquistas dela que invejou. Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você.
3
Não farás nem estimularás escândalos públicos
As verdadeiras amigas, que também estão no Facebook, às vezes são flagradas por alguma postagem pública. Na próxima ocasião que você vir uma foto delas tomando um drinque sem você, basta dar um "like". Cenas de ciúme em rede social, jamais - apenas por mensagem privada ou, melhor ainda, pessoalmente.
4
Praticarás a paciência
Você vai aprender a tolerar mensagens e convites para eventos de amigos que promovam seus produtos, serviços, aulas, músicas, poemas, desenhos, obras, shows, exposições, seminários, livros, blogs, origami... Aprenderás a aceitá-los, pois eles também aceitam você e todas as suas publicações.
5
Expandirás a sua amizade a outras espécies
Se ainda não aconteceu com você, não se preocupe, é uma questão de tempo até que tenha o pedido de um cão, um gato ou um canário. Sim, animais de estimação têm muito tempo livre... E seus donos também. Mas tudo bem ignorar o pedido de amizade, ok? Não se estresse por isso.
6
Serás humilde
Sério, ninguém se importa se Brad Pitt aceitou o seu pedido de amizade. Afinal, as reais chances são de que seja um menino de dez anos que vive a cinco quadras da sua casa. Antes de fazer a festa por uma situação dessas, tenha certeza de que não está “pagando mico”.
7
Aceitarás sua fama, mas não os seus "fãs"
Se você ainda não sabe, lamentamos informá-la que está sendo vista no mundo todo. Assim, é natural que vai receber pedidos de amizade de pessoas com nomes como “Alexey Novikov” ou “埃内斯托 • 奥索 里”. Não os conhece? Simplesmente ignore-os. Não é nenhum vírus tentando entrar disfarçado no seu computador...
8
Serás amável, mas não muito
Não há problema em dar “like” no comentário que uma amiga de sua mãe fez numa publicação sua. No entanto, deve abster-se de comentar suas publicações espontaneamente, a menos que queira que todas as suas fotos tenham comentários como: “É a cara da mãe”, "Oh, eu ainda me lembro de quando eu trocava suas fraldas" ou "Epa! E esse rapaz, quem é?”. Isso evita que seu passado (bem distante) fique exposto de forma não tão engraçadinha.