Tecnologia

Aplicativos para seu filho desenhar

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Já pensou que o tablet pode ser um aliado para desenvolver a coordenação motora e senso artístico do seu filho?

Aplicativos para seu filho desenhar

Aqui em casa minha filha Catarina, com três anos e meio, tem acesso ao tablet da família. Eu vejo com bons olhos o acesso das crianças a esse tipo de tecnologia, desde que, é claro, feito com parcimônia e sob o olhar vigilante dos pais.

Se você não curte a ideia de liberar aplicativos de jogos para seu filho, já pensou que o tablet pode ser usado de forma diferente?

Um bom exemplo são os aplicativos para desenhar, que, em muitas ocasiões, podem substituir uma folha de papel e um jogo de lápis ou canetinhas com louvor.

O bacana dos aplicativos para desenhar é que eles podem ser usados por crianças que ainda não têm habilidade motora suficiente para empunhar um lápis. Com o simples toque de um dedo, é possível fazer formas, deslizando-o pela tela. É impressionante a rapidez com que eles aprendem! Em pouco tempo, estão ensinando a você como trocar a cor ou a espessura das linhas.

A seguir eu compratilho com você aqueles que usamos aqui em casa. Vem conhecer:

(Foto: Arquivo pessoal)

Aplicativos para desenhar
1
Squiggles
É o mais bonitinho de todos eles, na minha opinião. A criança pode selecionar alguns cenários pré-montados e completar o desenho da forma que desejar. Depois, com um toque de um botão, o desenho todo ganha movimento! Disponível para iPhone e iPad. E o melhor, é gratuito.
2
iDesenho
O diferencial é que você consegue colocar no aplicativo desenhos em formato jpg, png e gif, de modo que sempre há algo novo para que seu filho brinque. Permite atividades de colorir, de ligue os pontos e de traço à mão livre. Disponível para iPhone e iPad. Preço (outubro de 2014): US$0.99.
3
Paper 53
Na verdade esse é um aplicativo para desenho profissional. Mas é tão simples de usar que se tornou um dos preferidos de Catarina. É possível traçar com vários instrumentos: lápis, caneta, nanquim... Porém, os efeitos que os pequenos mais gostam são os da aquarela. Disponível para iPad. Preço (outubro de 2014): US$6.99 para o módulo essencial.