Tecnologia

Ela fala por você

Por Jorge Freire Jr.

Braçadeiras que transformam a língua de sinais em som. A tecnologia não é linda?

Ela fala por você

A língua de sinais foi responsável em dar voz à muitas pessoas. Através dos gestos das mãos é possível manter uma conversa rica em detalhes e, assim, inserir várias pessoas com certas deficiências no mundo. Porém, existe um problema: ela é restrita ao grupo que tem alguma deficiência auditiva. Eu não sei usar a língua dos sinais. E você, sabe?

Para que essas pessoas possam estar 100% integradas é necessário que todos saibam essa forma de expressão. Não vejo governos e nem escolas incentivando o ensino. Não seria bárbaro se todos pudessem entender a língua dos sinais? E isso logo logo será possível e tudo graças à tecnologia!

Três estudantes suecos da Berghs School of Communication, o David Svedenström, August Östberg e Ludwig Hallstensson, criaram uma braçadeira que consegue transformar a língua de sinais em áudio.

Confira o vídeo:

(Google Gesture from Berghs School of Communication on Vimeo)

Ao ver a iniciativa desses estudantes, o Google abraçou a ideia e deu o nome de Google Gesture. Essa braçadeira ainda está em desenvolvimento e tal, mas já podemos ver que irá mudar a vida de muitas pessoas!

Como Arthur Charles Clarke já disse, “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”. E a cada dia fico mais impressionado onde podemos chegar com ela!

(Imagem: Reprodução do vídeo)