Tecnologia

Onde descartar o celular antigo?

Por Paula Rizzo

Aprenda o modo correto de se livrar de seu aparelho usado

Onde descartar o celular antigo?

Quando chega a hora de adquirir um novo aparelho de telefonia móvel, muitas vezes não lembramos nem nos importamos com o destino do aparelho velho. Mas, dada a quantidade de lixo eletrônico gerada todos os dias, esse desinteresse é um luxo a que não podemos nos permitir.

Segundo dados da Anatel, o Brasil tem mais de 250 milhões de linhas ativas, equivalendo a cerca de 1,3 aparelho por habitante. E a média de tempo que leva para trocarmos de aparelho é de aproximadamente 2 anos. Esses números impressionam e apontam para a necessidade de estarmos todos conscientes das formas corretas de descarte de celulares antigos.

Nos nossos aparelhos estão presentes até 15 metais diferentes. Além de alumínio, ferro, ouro, prata, cobre ou estanho, também são usados em sua fabricação metais pesados e tóxicos, como chumbo, mercúrio, cobalto, arsênio, cádmio, níquel e cromo.

O risco ao se tratar de forma errada essas substâncias é a contaminação do meio ambiente: em lixões e aterros sanitários, elas podem penetrar no solo e entrar em contato com o lençol freático, contaminando as águas, vegetais e animais que consumimos - no final desse ciclo somos nós quem recebemos todas essa quantidade de lixo tóxico.

As consequências podem ir de problemas respiratórios, no sistema nervoso, fígado e rins até o surgimento de câncer. 

No Brasil são descartadas mais de 2 mil toneladas de celulares por ano. Considerando que até 80% de um desses aparelhos pode ser reciclado, a economia gerada pelo descarte correto é gigantesca. Fora as questões ecológicas e de saúde citadas acima.

Por tudo isso é que foi criada, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigando fabricantes, comerciantes e distribuidores de equipamentos eletrônicos a adotarem mecanismos de logística que possibilitem a reciclagem desses equipamentos.

Portanto, para permitir a reciclagem adequada de seu aparelho velho, veja abaixo os locais que fabricantes e operadoras de telefonia móvel oferecem para nós:

  • Claro: a operadora tem o programa Claro Recicla, que disponibiliza urnas em suas lojas Claro e nos agentes autorizados. Para saber mais é só acessar o Claro Recicla.
  • Oi: as lojas da Oi são o ponto de coleta dos aparelhos e baterias a serem descartados. Além disso, a operadora tem duas fábricas de reciclagem em parceria com a empresa Descarte Certo.
  • Tim: os programas Recarregue o Planeta e Papa Pilhas são as iniciativas da Tim no âmbito da reciclagem, com urnas espalhadas em todas as lojas da empresa.
  • Vivo: é possivel deixar o aparelho antigo para ser reciclado nas próprias lojas da operadora, nas caixas coletoras do programa Vivo Recicle Seu Celular.
  • LG: a empresa sul-coreana recicla todos seus eletroeletrônicos através do programa Coleta Inteligente. Os endereços dos postos estão disponíveis aqui.
  • Nokia: a fabricante finlandesa tem três canais de descarte de seus aparelhos: através de suas assistências autorizadas, de pontos de coleta espalhados em shoppings ou nas lojas do grupo Pão de Açúcar que participam do programa Alô, Recicle.
  • Apple: para se desfazer de seu iPhone antigo é necessário ligar para 0800 772-3126 ou escrever para applecs@oxil.com.br. Você encontra mais informações neste endereço.
  • Motorola: a empresa criou o Ecomoto, aplicativo para o sistema Android que aponta ao consumidor os endereços de coleta de celulares e seus componentes. O app deve ser baixado para o celular e o sistema de geolocalização, ativado, para que o Ecomoto descubra qual é o local mais próximo de coleta.

 

(Foto: Meena Kadri - Flickr, Creative Commons)