Tecnologia

A realidade virtual cada vez mais perto

Por Paula Rizzo

Confira as novidades que estão chegando ao mercado

A realidade virtual cada vez mais perto

No final de 2014 começaram a chegar ao mercado algumas opções de headsets de realidade virtual que devem mudar a forma que se joga videogames.

Enquanto o Oculus Rift, comprado este ano pelo Facebook, segue em desenvolvimento, o Gear VR da Samsung (que usa a tecnologia Oculus) chegou às lojas norte-americanas no início de dezembro de 2014 com preço sugerido de US$ 200*, fazendo a alegria dos geeks norte-americanos.

Ele prevê o encaixe de um Galaxy Note 4 como display e, por isso, consegue ser vendido por um preço mais em conta. O VR One, da Carl Zeiss, com preço de US$ 100*, já começou a venda online nos Estados Unidos e na Ásia.

Para quem não está familiarizado com o conceito, vale dizer que esse tipo de headset (mais do que um óculos, quase um capacete) tem um sensor de movimentos, uma tela LCD embutida e apresenta imagens em 3D, que se move conforme o usuário mexe sua cabeça para os lados, dando uma sensação de estar realmente dentro do jogo.

Quem já testou a novidade garante que não dá dor de cabeça nem desconforto visual, muitas vezes experimentadas por alguns no cinema 3D e em TVs 3D.

Os relatos também dão conta que a experiência em 3D é bastante realista e imersiva. E o interessante é que esse tipo de tecnologia pode ser usado para outras aplicações, como simular viagens à lua, ou mesmo turismo à distância, apenas para mencionar dois exemplos.

Enxergo a tecnologia chegando a patamares incríveis e o desafio agora, a meu ver, parece ser o de criar aplicações cada vez mais interessantes para tirar o melhor dela. Vale ficar de olho.

(Foto: Sergey Galyonkin, Flickr, Creative Commons)

* Preços consultados e válidos em dezembro de 2014.