Tecnologia

Será que usaremos hologramas um dia?

Por Jorge Freire Jr.

Eis uma tecnologia da ficção científica que logo estará na sua casa. E parece que é para ficar...

Será que usaremos hologramas um dia?

Acredito que o meu primeiro contato com holograma foi lá nos anos 70, assistindo a Star Wars - Uma Nova Esperança.

No filme, o R2-D2 projetando uma mensagem da Leia em 3D era algo que muitos acreditavam que seria real na virada do século. E todos ficaram decepcionados pois isso não ocorreu....

Mas o mundo do Padawan é controlado por controles, movimentos e pela voz. Aqui em casa a nossa central de entretenimento (Netflix, Blu-Ray, jogos, YouTube, músicas) e o console de videogame são assim.

Podemos ligar e desligar a televisão apenas pelo controle da voz. E quando estamos assistindo algo, basta levantar a mão e fazer um movimento para mudar de canal, acessar filmes e desenhos.

Chegamos no futuro, mas cadê o holograma de Star Wars?

Bem, acredito que a Microsoft tem a resposta, pois foi anunciado o HoloLens.

O sistema é composto por um óculos e uma CPU. O HoloLens mistura a realidade à sua volta com computação gráfica e insere hologramas no ambiente ao seu redor.

Imagina você arrumando a pia do seu banheiro e o seu pai te ajudando com isso, remotamente.

Perceba que o pai do exemplo está fazendo marcações em seu tablet, a milhares de quilômetros de distância, e você vê, como mágica, o que deve fazer.

Serão várias aplicações do HoloLens: medicina, educação, diversão e, no próprio dia a dia, você poderá contar um novo mundo dentro da sua sala.

O Google até que tentou fazer algo parecido com o Google Glass. Já tive a oportunidade de usá-lo e achei tudo ruim, desde a interface, o uso final, aos aplicativos. Ele serve basicamente para ser uma câmera.

Já o HoloLens poderá revolucionar a forma que interagimos com o mundo.

Bem, tudo ainda está em fase de testes. Os jornalistas sortudos que tiveram o privilégio de testar disseram que o HoloLens está fantástico.

O preço? Nada ainda foi divulgado, mas acredito que vá custar quase o valor de uma Estrela da Morte.

Confira o vídeo abaixo da apresentação do HoloLens e me responda: não é fantástica a tecnologia?

(Fotos e vídeo: Divulgação e Acervo Disney)