Rede Babble

Um jeito fácil de fazer feijão

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Aprendi uma forma menos trabalhosa de cozinhar o grão e fiquei ansiosa em compartilhar com vocês

Um jeito fácil de fazer feijão

O consumo do feijão tem diminuído no Brasil, ano após ano. Uma das justificativas para essa queda seria que o grão leva tempo para ser cozido, ou seja, dá trabalho prepará-lo.

De fato, não é um prato tão rápido de levar à mesa. Se você, como eu, adora e não é adepta dos pré-prontos, cheios de sal e gordura saturada, mas tem abandonado a prática de cozinhar por falta de tempo, pode tentar um jeito menos trabalhoso de preparar o eterno acompanhante do arroz. Eu descobri um jeito. Mas precisa ter muita organização nesse preparo e ter como perspectiva que talvez só vá comer no dia seguinte.

Vamos ao passo-a-passo?

Para cozinhar o feijão
1
Limpe 1 quilo de feijão (ou mais, pois a ideia é fazer bastante e congelar). Separe potes onde o feijão cozido será congelado. Use feijão da sua preferência
2
Deixe o feijão de molho durante muitas horas (8 horas, por exemplo). Isso mesmo. Muitas horas. Pode colocar de molho, com muita água, antes de sair para trabalhar. Aliás, é o ideal. Quanto mais hidratado o feijão estiver, mais rápido ele cozinha. Esse é o segredo!
3
Jogue fora a água do molho e coloque os grãos em uma panela grande com bastante água e leve ao fogo alto para ferver. Se você usar panela de pressão, depois de tampar e levantar a pressão, em 10 minutos o feijão estará no ponto. Grãos macios, mas inteiros. Então melhor não sair de perto. Se você voltou do trabalho e tem a intenção de tomar banho, dar banho nas crianças, preparar a mesa, fazer o restante do jantar, recomendo não fechar a tampa. Assim, dá tempo de fazer tudo isso e quando terminar o feijão estará no ponto, ou seja, grãos macios e inteiros.
4
Tempere apenas o feijão que será consumido naquele dia, se for o caso. Guarde o restante nos potes separados. Espere esfriar e congele. Só tempere depois de descongelar. Ele fica com gostinho de fresco. Pronto você tem feijão para vários dias.
5
Dica da Patricia
Eu cozinho o feijão com dois alhos inteiros descascados, algumas folhas de louro e um pouco de óleo. Não adiciono o sal. Faço isso apenas quando vou consumir. Depois de cozido, o alho fica macio e pode ser amassado e voltar para a panela. O sabor fica acentuado, do jeito que eu gosto. Também cozinho o feijão destampado desde que descobri o quanto de espuma é liberado durante essa etapa. Dizem as nutricionistas, que essa espuma, se consumida, dá gazes!