Viagem

“Tome o café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

Por Helena e Joana Cardoso

Que tal seguir o ditado e conhecer lugares para café da manhã com capricho no Rio de Janeiro?

“Tome o café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

Dentre tantos programas agradáveis para se fazer no Rio de Janeiro, tomar café da manhã pode ser uma ótima opção para quem quer começar o dia de um jeito bem gostoso.

Eu, como uma carioca apreciadora da minha cidade e de cafés da manhã, adoro fazer esse programa e conhecer as boas opções da cidade. Veja aqui os meus eleitos:

 

Chácara Tropical: o café da manhã fica dentro de uma flora onde são vendidas plantas e flores lindas de várias espécies diferentes. O ambiente é dos mais agradáveis e a sensação, de estar tomando café no jardim. A comida é outro ponto fortíssimo.

La Bicyclette: existem duas na cidade, mas sem dúvidas a mais charmosa fica dentro do Jardim Botânico, literalmente. A combinação não tinha como ser mais perfeita: o jardim mais bonito do Rio com a variedade de pães mais gostosos já experimentados. Vale a visita.

Escola do Pão: para quem gosta de acordar com um "senhor" café da manhã, pode ter certeza que esse é o lugar ideal. É o mais completo e irresistível de todos. Broa de milho, coalhada, ovos mexidos... o que mais vier na imaginação. Um sonho!

Casa da Táta: fica na Gávea, em uma lojinha pequena e aconchegante que remete à casa da vovó. O bolo formigueiro é um sonho, daqueles com sabor de infância.

Confeitaria Colombo: a mais tradicional, no Centro da cidade, foi fundada em 1894. A casa é linda e vale a visita. Mas para sentar e tomar um belo café da manhã, a filial do forte de Copacabana é incomparável. Tomar café da manhã do lado de fora, com a brisa carioca, e a vista mais elogiada da cidade não tem preço.

Instituto Moreira Salles: a casa, transformada em instituto pela família, é linda. Dentro, há exposições, acervo de fotografia, música e uma pequena sala de cinema. Do lado de fora estão os jardins de Burle Marx. O café da manhã pode ser servido tanto dentro, aos sons de música clássica, quanto no jardim, com barulho de passarinho. Começando o dia com um pouco de paz.

Empório Jardim: o mais novo de todos já ganhou um espaço especial no meu coração. Uma casinha rústica com decoração simples e sofisticada. É uma padaria, bistrô, deli que consegue cumprir exemplarmente todas as três propostas. O café pode ser montado com opções múltipla escolha. O lugar é um verdadeiro encanto. Tudo pensado nos mínimos detalhes

Talho Capixaba: sabe um lugar onde tudo é gostoso? O talho é um clássico do Rio e uma aposta certa para os visitantes. A padaria e deli no primeiro andar dão vontade de pedir um de cada item exposto. No segundo andar está o café para sentar com mais calma. Um ótimo lugar para beliscar depois de uma caminhada na praia do Leblon.

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)