Viagem

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Por Priscilla Perlatti

Saiba quais países exigem esse importante documento para os viajantes e o que fazer para obter o seu

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Tirar a carteirinha internacional de vacinação esteve na minha lista de afazeres por meses, mas eu sempre ia adiando porque nunca era prioridade, afinal uma viagem a algum lugar exótico que exigisse vacinas e cuidados específicos não estava nos meus planos.

Só que de última hora pintou no meu horizonte um destino que exigia a vacina de febre amarela! E imediamente me arrependi de não ter resolvido isso antes.

Para não passar aperto e ser um viajante prevenido, tenha sempre a documentação obrigatória à mão e siga o passo a passo para ter as vacinas e a carteira internacional de vacinação em dia:

  1. Verifique quais as vacinas exigidas pelo país que irá visitar. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um serviço de consulta online com os detalhes para todos os países.
  2. Tome a(s) vacina(s) no posto de saúde ou na rede particular. Certifique-se que o profissional anotou no seu Cartão Nacional de Vacinação a data em que foi aplicada e o lote da vacina de forma legível.
  3. Preencha o pré cadastro no site da ANISA. Clique em "Cadastrar Novo˜ e insira as informações solicitadas.
  4. Vá até o Centro de Orientação para a Saúde do Viajante mais próximo munido de um documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento) e do Cartão Nacional de Vacinação corretamente preenchido.

 

Mas atenção: nem sempre o lugar onde é dada a vacina é o mesmo onde é emitido o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Por esse motivo é fundamental consultar antes o site da ANVISA para encontrar o endereço do Centro de Orientação para a Saúde do Viajante mais próximo.

Por experiência própria afirmo: vale a pena resolver isso o quanto antes e com calma, principalmente se estiver viajando em família.

 

(Imagem: Arquivo pessoal)