Viagem

Os melhores bloquinhos infantis do Carnaval no Rio

Por Helena e Joana Cardoso

Diante de tanta opção, o importante é priorizar - e se divertir bastante, é claro!

Os melhores bloquinhos infantis do Carnaval no Rio

Bloquinho é o que não falta no Rio de Janeiro em época de pré, durante e pós-Carnaval. Tem folia para todos os gostos e todas as idades. Mas são tantas opções, que às vezes ficamos confusas...

Principalmente quem vem de fora pode ficar perdido diante da agenda de blocos (hoje já muito organizada na cidade). São muitas opções, mas nem tudo é tão legal e organizado como parece.

A cada ano surge um novo bloco e quem é carnavalesco sabe que é necessário um pouco de experiência para que a diversão seja garantida.

 Listo abaixo o que conheço e também o que ouço falar de melhor para as crianças conhecerem o que há de mais tradicional do carnaval no Rio.

Por Helena Cardoso

(Foto: Morguefile)

1
Largo do machadinho, mas não largo do suquinho
Acontece, como indica no nome, no Largo do Machado. O repertório é de cantigas de roda, mas em ritmo de marchinhas de carnaval. Este bloco se originou a partir do bloco para adultos Largo do Machado, mas não Largo do Copo”. ONDE: Largo do Machado. QUANDO: Segunda-feira, 16/02/2015, das 10 as 15 horas.
2
Que caquinha é essa?
Como muitos blocos infantil, este também é um bloco “filho” de um bloquinho para adultos, o “Que M... é essa?”. O destaque vai para a bateria-mirim, que este ano falou sobre a poluição da Baía de Guanabara. ONDE: Rua Gárcia D'Ávila (em frente ao Bar Paz & Amor), Ipanema. QUANDO: Domingo, 15/02/2015 as 9 hrs
3
Gigantes da Lira
Este bloco, que acontece em Laranjeiras, talvez seja o mais tradicional e conhecido do Carnaval infantil. O clima é como o de um grande circo, pura alegria. Esse ano a estimativa era de 10 mil pessoas. ONDE: Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, Laranjeiras. QUANDO: costuma acontecer no domingo da semana anterior. Por ser muito divertido, agende-se para o próximo ano.
4
Sá Pereira Infantil
Este bloco já alegra o bairro de Botafogo há anos, desde 1982. ONDE: Rua Capistrano Abreu, 29, Botafogo. QUANDO: já ocorreu na semana passada, mas vale a dica para o ano seguinte
5
Bloco da Pracinha
Tem um clima superfamiliar, em uma pracinha agradável e arborizada no Jardim Botânico. Já existe há oito carnavais. ONDE: Praça Pio XI, Jardim Botânico. QUANDO: geralmente no sábado da semana anterior à festa. Vale se programar para o Carnaval de 2016.