Viagem

Qual a melhor época para ir aos parques de Orlando?

Por Priscilla Perlatti

Sites independentes trazem estatísticas detalhadas do fluxo de visitantes durante o ano todo

Qual a melhor época para ir aos parques de Orlando?

Essa é outra pergunta que escuto com bastante frequência. Na verdade, a resposta depende de alguns fatores: 

1. a disponibilidade dos viajantes;
2. o quanto se quer gastar;
3. se há alguma preferência de ir em uma estação do ano específica.

O outono é uma das minhas épocas preferidas para ir a Orlando, pois apresenta temperaturas amenas, poucas chuvas, parques relativamente vazios e preços baixos. A imagem que abre o post foi tirada na minha última visita ao Magic Kingdom, na primeira semana de outubro - notem as decorações de Halloween! - antes mesmo do parque abrir (tínhamos uma reserva para tomar café da manhã bem cedo com os personagens no Crystal Palace, o que me rendeu essa preciosidade de foto!). 

Já os meses de alta temporada são bem diferentes. Férias escolares e feriados são sinônimos de parques lotados e preços mais altos. Julho tem temperaturas que batem facilmente os 40º C e filas que chegam a 2 horas de espera. As últmas semanas de dezembro também são concorridíssimas, com o parque atingindo sua capacidade máxima. Se você se irrita com multidões, sugiro fortemente escolher outras épocas do ano. Mas se esse é o único período em que pode tirar férias, saiba que com algumas estratégias dá para aproveitar o melhor das épocas mais concorridas.  

Mas como saber o que esperar da lotação dos parques e do tamanho das filas nas atrações?

Para ter essas informações com uma maior precisão, costumo consultar dois sites independentes que trazem estatísticas do fluxo de visitantes em cada parque durante todos os dias do ano.

O Touring Plans e o Undercover Tourist fornecem, através da ferramenta “Crowd Calendar”, um calendário detalhado para quem adora se planejar com antecedência. Sinalizam, através de cores, os dias de maior lotação dos parques (não só Disney World, mas também Universal, Disneyland e Disney Cruise Line) e quando há eventos especiais.

A principal diferença entre os dois é que o primeiro oferece um serviço de assinatura que disponibiliza dados completos da última década, projeção de visitação para os próximos 12 meses e muitas outras facilidades, enquanto que o Undercover Tourist libera gratuitamente apenas informações do calendário de lotação para os próximos meses.

Como cada um deles utiliza um método diferente para colher e analisar os dados, algumas vezes as informações entre eles não batem. Por isso, recomendo escolher um dos dois logo no início e fazer o planejamento da viagem baseado no que você optou.

Poder contar com esses sites - e muito! - para você mesmo poder responder qual será a melhor época para férias mágicas nos parques da Disney.