Viagem

Souvenirs made in Brazil

Por Priscilla Perlatti

Lembrancinhas bem brasileiras para quem precisa presentear aquele amigo gringo gente boa

Souvenirs made in Brazil

Os manuais de boas maneiras afirmam: é de bom tom presentear anfitriões que abrem as portas de suas casas para nos receber.

Se você está indo ao exterior e a sua programação prevê um encontro com um amigo ou um colega de trabalho mais chegado, oferecer uma pequena lembrança Made In Brazil fará de você, instantaneamente, um embaixador ou embaixatriz da simpatia e bossa brasileiras. 

Alguns itens que costumam ser objetos de desejo entre os gringos quando o assunto é Brasil:

  • Fita do Senhor do Bonfim: bom, bonito e barato. As famigeradas fitinhas coloridas são fáceis de transportar, não comprometem e trazem consigo uma mensagem abençoada.
  • Havaianas: cultuadas nos quatro cantos do globo, as sandálias de borracha brasileiras costumam ter preço de artigo de luxo nas butiques das grandes cidades mundo afora. A parte delicada de se presentear com havaianas é que é preciso saber o número do calçado do presenteado.
  • CDs de música brasileira: nada de "Ai, se eu te pego", combinado? Pense que, nesse caso, você é uma espécie de adido cultural brasileiro que está difundindo no exterior o que nosso país tem de melhor em matéria de música. Bossa nova e MPB costumam agradar muito ouvidos gringos.
  • Camisa de futebol: esse presente pode vir com uma condição: ele só será entregado se o assunto 7x1 não vier à tona. ;-)
  • Kit churrasco ou capirinha: se for pelo caminho dos comes & bebes, certifique-se de que os presenteados comem carne e/ou consomem bebidas alcoólicas, é claro!

 

Alguns cuidados são necessários, porém.

  • Tenha em mente que o presente é apenas uma recordação, para dar um "gostinho" do nosso país.  
  • Se for presentear com algo comestível, não insista para que seu amigo experimente o quitute logo de cara. Lembre-se que os paladares podem ser culturalmente muito diferentes - Jamie Oliver e o episódio do brigadeiro que o digam!
  • Cuidado na hora de escolher bibelôs, enfeites temáticos e ímãs de geladeira. Nem todo mundo é fã desses recuerdos de viagem.

 

(Foto: Getty Images)