Viagem

Um passeio alternativo em Orlando: Celebration

Por Priscilla Perlatti

Para dar um tempo na maratona de parques de diversões, a cidade oferece tranquilidade e paisagens pitorescas

Um passeio alternativo em Orlando: Celebration

Visitar os parques de Orlando é uma delícia, mas depois de dias percorrendo atrações, shows e bolando estratégias para lidar com as filas, um passeio mais calmo é super bem vindo.

Durante meus dias de férias na Flórida, eu sempre dou um jeito de incluir uma volta por Celebration, distrito vizinho a Orlando e que fica a 15 minutos de carro da Walt Disney World.

Tecnicamente Celebration não é uma cidade, mas isso pouco importa para os quase 9 mil habitantes e as centenas de visitantes que circulam diariamente pelo local.  

Fundada há pouco menos de duas décadas, Celebration era originalmente um projeto de Walt Disney, que imaginou a construção de um protótipo experimental de comunidade do futuro (em inglês, Experimental Prototype Community of Tomorrow, que é o nosso familiar EPCOT). Parte de seu sonho foi transformado em parque de diversões, mas na década de 90 a companhia investiu para que a utopia de se poder viver, trabalhar e desfrutar de um ambiente muito próximo do ideal de urbanismo se tornasse realidade.

No Centro de Informações Turísticas localizado na área central (690 Celebration Ave.) são distribuídos mapas e informações sobre a região, como essa sugestão de passeio a pé. Com opções de restaurantes, pequenas lojas e ruas arborizadas, Celebration é como se fosse um cantinho escondido, um pequeno segredo dentre as inúmeras opções de entretenimento da área de Orlando.

Eu sempre faço uma pausa com a minha família para aproveitar uma das opções gastronômicas do centrinho (aqui tem uma lista com todos os restaurantes). Depois, as crianças adoram ir se molhar nos chafarizes que ficam de frente para o lago e refrescam as brincadeiras dos pequenos durante os meses mais quentes.

Para quem gosta de caminhadas, o lugar é um convite aos olhos. Dá para sair andando e brincar de tentar descobrir quais são os imóveis das celebridades brasileiras por lá (sei que Silvio Santos e Rubens Barrichello são algumas dessas personalidades). De tão perfeitas que são as casas e edificações, parece até que a gente está em um cenário de filme. Muitas vezes me pego imaginado como seria morar durante uma temporada em uma delas!

Se você puder, faça uma visita durante um dos feriados nacionais norte-americanos, que são comemorados da maneira mais tradicional nesta comunidade. A agenda de eventos é animada durante o ano todo com exposições e festas típicas. Aos finais de semana acontece o Farmers’ Market, uma simpática feira livre com produtos locais - ótima oportunidade de experimentar frutas e verduras frescas da região.  

É um passeio que vale muito a pena para desacelerar e curtir momentos de férias com a família.