Viagem

Vai viajar e está grávida?

Por Priscilla Perlatti

5 itens que não podem faltar na sua mala

Vai viajar e está grávida?

Se eu pudesse dar apenas um conselho para minhas amigas grávidas seria: invista em uma babymoon, ou seja, uma viagem a dois antes do bebê nascer. E de preferência para um lugar bem romântico e paradisíaco, onde você e seu companheiro possam relaxar, namorar e dormir bastante.

Acredite: você vai sentir muita falta dessas coisas triviais em muito pouco tempo!

Viajar grávida requer alguns cuidados extras - coisas simples, mas que podem tornar sua jornada muito mais confortável e proveitosa. Tenha sempre na bolsa de mão:

  1. Autorização de viagem: se for viajar de avião, dependo do tempo gestacional, será preciso providenciar uma carta do obstetra autorizando a viagem. Verifique com seu médico e/ou a cia. aérea quais são as exigências para cada trimestre.
  2. Garrafa de água: hidratação é fundamental e se você estiver viajando com um ser humano em formação dentro da sua barriga, a necessidade é ainda maior. Vale manter pelo menos uma garrafa de água sempre por perto.
  3. Remédios liberados pelo seu médico: é de conhecimento geral que a lista de remédio liberados para grávida é bem restrita. Para não correr risco, principalmente se estiver fora do país, faça um kit de primeiros socorros - sempre com orientação médica! - e coloque na mala de mão.
  4. Meias de compressão: tem gente que adora, tem gente que dispensa. Para as viagens de avião, principalmente as internacionais, é um mal necessário. Podem não ser a peça de roupa mais confortável, mas ajudam a circulação e diminuem muito o inchaço das pernas durante as longas horas de voo.
  5. Lenços umedecidos: à medida que a gravidez avança, a necessidade de ir ao banheiro aumenta. Durante viagens, nunca se sabe que tipo de toalete estará em nosso caminho, portanto, é sempre prudente ser precavida e ter um pacote de lencinhos umedecidos. Considere isso um treino para os muitos anos que virão, pois os tais lenços estão para as mães de crianças pequenas assim como o passaporte para os viajantes: indispensáveis.

 

(Foto: Getty Images)