Saúde e Bem-estar

Chá branco

Por Andrea Alves

A bebida que cuida da saúde e ajuda a emagrecer

Chá branco

Utilizado pelos chineses há mais de 5 mil anos e disseminado ao redor do planeta pelos ingleses, o chá branco é mesmo um protetor da saúde.

Vindo da mesma planta que produz os chás preto e verde (Camellia sinesis), o chá branco é o que mais preserva os polifenóis, antioxidante que previne o envelhecimento celular. 

O chá branco também é rico em manganês (que auxilia a produção de insulina), potássio (circulação sanguínea), ácido fólico (previne anemia) e as vitaminas C (age contra o envelhecimento), K (estimula a coagulação do sangue), B1 (sistema nervoso) e B2 (cicatrização).

Todos esse nutrientes ajudam a desinchar o organismo, queimar gorduras e diminuir o colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares. 

Hoje ele também é investigado na eficácia contra os cânceres de próstata e de estômago. 

Mas se por todas as suas qualidades você se animou a ingerir litros da bebida por dia, melhor maneirar! ;-)

A cafeína presente no chá branco pode causar irritabilidade e insônia. Duas xícaras por dia são suficientes.

Outra dica bacana sobre o chá branco é que ajuda a melhorar a concentração e o ânimo, por ser rico em teanina. Essa substância favorece a ação de neurotransmissores que estimulam a atividade cerebral sem alterar os batimentos cardíacos. Após vinte minutos de sua ingestão esses efeitos aparecem! 

Para prepará-lo corretamente, não ferva a água, apenas aqueça para fazer a infusão das folhas. 

Agora você já pode acrescentar esse aliado na sua dieta e rotina de saúde!

(Foto: Arquivo pessoal)