Saúde e Bem-estar

Roupas apertadas deixam marcas

Por Renata Deos

Mulheres continuam, ainda hoje, a sofrer com roupas apertadas. Qual é o motivo?

Roupas apertadas deixam marcas

Um fotógrafo americano, Justin Bartels, fez uma série de fotos que está ganhando espaço na internet. "Impression" mostra as marcas que a moda feminina deixa nos corpos.

Marcas de sutiãs, de calças apertadas ou de sapatos que já não estão mais ali, mas gravaram na pele a "tortura" do tempo de uso.

Segundo depoimento do fotógrafo, "Impression" nasceu a partir de seus relacionamentos na faculdade.

"Foi interessante ver quantas mulheres usavam roupas apertadas e desconfortáveis para impressionar e atrair ou para a sua própria autoestima", comentou Bartels em um de seus depoimentos para sites americanos que divulgam seu trabalho.

Antigamente, bem antigamente, em meados do século XIX, na era vitoriana, usar espartilhos apertados tinha uma função, como ensinam os livros de história.

Naquela época, as mulheres eram submetidas a tal aparato para limitar sua liberdade de comer muito para não engordar, dificultar a locomoção (pois atrofiava a musculatura), a diferenciar dos homens pela cintura bem marcada e respirar de forma profunda, provavelmente para não oxigenar o cérebro. 

Vale lembrar que os vestidos eram longos também com o objetivo de dificultar a locomoção da mulher. As grandes mudanças no guarda-roupa feminino ocorreram graças às guerras.

Por causa da necessidade, as mulheres precisaram mudar de roupa para poder trabalhar. Trabalhar com força, dinamismo e desenvoltura não é possível com falta de ar, imobilidade e pensamento lento.

Em um dicionário de interpretação rápida de sonhos, sonhar com roupas apertadas pode significar que a liberdade está ameaçada, que você está em busca de segurança, está sendo cerceada ou que está pronta para se expressar.

Se até em sonho a roupa apertada está ligada à liberdade, faço a seguinte pergunta: "Por que será que ainda hoje, nós, mulheres trocamos a liberdade pela vaidade?"

Se você não liga para liberdade, que tal ficar atenta à saúde?

Um artigo do The Wall Street Journal relata o drama de uma terapeuta ocupacional que foi parar no consultório de um neurologista, o médico Irving Friedman, por causa de uma cinta que costumava usar.

A terapeuta havia comprimido um nervo importante e provocado um problema de nome complicado: meralgia parestésica. A compressão dos nervos pode ser causada por uso de calça jeans apertada, cintas modeladoras, gravatas e colarinhos de camisa etc.

Sabe o que pode provocar o uso de roupas apertadas?

  • Dermatites e alergias
  • Vergões na pele
  • Problemas de circulação
  • Celulite
  • Compressão de nervos
  • Dores lombares
  • Problemas digestivos
  • Tonturas
  • Pressão intraocular e glaucoma
  • Alergias vaginais nas mulheres
  • Redução de espermatozoides nos homens

 

E você, costuma usar roupa apertada?
 

(Fotos: divulgação do projeto de Justin Bartels)