Saúde e Bem-estar

5 motivos para andar de bicicleta

Por Karen Bachini

Terapia, meio de transporte ou exercício? Não importa a sua inspiração, o importante é pedalar!

5 motivos para andar de bicicleta

O ano passado foi um período de muitas mudanças na minha vida e, por causa disso, foi o ano em que mais fiz coisas também! Não me lembro de ter uma semana tranquila ou uma rotina que durasse mais de 10 dias - tudo rolou ao mesmo tempo e foi incrível, porque eu viajei bastante, fiz trabalhos muito legais, me mudei de apartamento e curti as pessoas especiais da minha vida…

Como não dá para ter tudo, o exercício acabou ficando meio de lado e até as aulas de patins, que eu tanto amo, acabei precisando parar de fazer.

Por outro lado, toda essa correria acabou me fazendo descobrir um novo hobby que, de quebra, é supersaudável: eu comecei a andar de bicicleta!

Tá certo que não sou uma ciclista exemplar ou aventureira e que não me sentiria segura, por exemplo, de fazer da bike o meu meio de transporte (pelo menos por enquanto rs), mas ainda assim essa atividade se tornou algo muito prazeroso para mim.

Eu nunca achei que fosse voltar a andar de bicicleta, morando em um apartamento no centro de São Paulo. Mas com tantos passeios ciclísticos, ciclovias e movimentações rolando na cidade para incentivar uma rotina com mais qualidade de vida, isso aconteceu e não poderia ter sido melhor!

Então hoje separei 5 fatos para que vocês se motivem e tentem inserir a bicicleta no dia a dia de vocês também… Ainda que somente nos momentos de lazer.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 motivos para ser feliz pedalando
1
Estresse
A gente sabe que todos os exercícios físicos ajudam a combater o estresse, já que, quando nos exercitamos, o nosso corpo libera serotonina, uma substância que ajuda a regular o humor, dentre várias outras coisas importantes para a nossa qualidade de vida. Mas no caso da bike é ainda mais legal, pois ao contrário dos exercícios que praticamos nas academias, por exemplo, com a bicicleta nós passeamos enquanto fazemos o exercício e isso é muito mais relaxante.
2
Praticidade
Como eu disse, ainda não me sinto muito segura a ponto de fazer da bike um meio de transporte no meu dia a dia, mas isso também não significa que eu não ache viável fazer percursos curtos, como ir até o mercado, o banco ou à padaria… Então, até mesmo para mim, a bicicleta ajuda a economizar tempo para chegar aos lugares, enquanto faço exercício físico. Se você conseguir ir até o trabalho, o resultado é ainda mais legal!
3
Amizade
Algo que sempre chamou a minha atenção aqui em São Paulo são os encontros de ciclistas, onde um número realmente grande de pessoas se encontra em espaços públicos para fazer um passeio pedalando todo mundo junto! Se você quer começar a andar de bike, mas queria ter companhia para os passeios, esse tipo de encontro é uma ótima dica. Andar de bicicleta na rua em grupos grandes é mais seguro e, de quebra, você ainda vai conhecer um monte de gente com quem provavelmente tem afinidade.
4
Emagrecimento
É claro que não adianta muito andar de bike por 15 minutos e depois comer todos os doces e frituras do mundo, mas com uma dieta balanceada e saudável, andar de bicicleta pode fazer muita diferença na hora de subir na balança! É um exercício aeróbico, ou seja, quando bem trabalhado, ajuda a perder calorias.
5
Liberdade
Sempre achei que era um pouco de exagero quando me falavam isso, mas pedalar realmente passa a impressão de que somos livres… Pelo menos enquanto estamos em cima da bike rs. Hoje em dia estamos cada vez mais envolvidos em tarefas em casa ou no trabalho e, quando vamos nos exercitar, muitas vezes deixamos de lado as opções ao ar livre. Mas andar de bicicleta, além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente! Conhecer paisagens novas, sair de lugares fechados e ter um pouco de contato com a natureza ou com a cidade em que vivemos é uma delícia.