Saúde e Bem-estar

Beleza, saúde e inteligência de uma só vez

Por Andrea Alves

Conheça as últimas descobertas da medicina para convencer qualquer uma a malhar

Beleza, saúde e inteligência de uma só vez

Cada vez mais os cientistas comprovam a relação direta entre atividade física e a atividade cerebral. E não é só do bombeamento de sangue ao cérebro que a malhação cuida. Mudanças estruturais e até aumento de volume da massa cinzenta podem ocorrer.

Segundo pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, a área no cérebro mais beneficiada pela prática de esportes é o hipocampo, onde estão armazenadas nossas memórias. Imagens de ressonância magnética mostram que existe ligação direta entre a atividade física e a atuação dessa área. 

Isso porque, quando nossos músculos contraem e relaxam seguidas vezes, liberam uma proteína chamada IGF-1, que vai ao cérebro e estimula a produção de outra substância chamada BDNF, que está ligada à nossa capacidade de raciocínio apurado. Consequência: melhora da concentração e memória. 

O sistema neurológico como um todo é beneficiado, e quanto mais lúdica a atividade, melhores os efeitos. Em outras palavras, é bom gostar do que se faz como exercício. 

Os especialistas dizem que fazer atividade física três vezes por semana é a recomendação para se obter esses bons efeitos neurológicos e outros tantos ligados à saúde como um todo. 

Por isso, meninas, nada de perder tempo! Malhar deixa a gente mais bonita, mais saudável e mais esperta! ;-)

(Foto: Arquivo pessoal)