Saúde e Bem-estar

Cai o imposto sobre absorventes higiênicos femininos no Canadá

Por Renata Deos

O governo deixará de cobrar imposto sobre tampão, absorventes higiênicos e coletores menstruais a partir de 1° de julho

Cai o imposto sobre absorventes higiênicos femininos no Canadá

As mulheres canadenses estão mais do que felizes. Elas deixarão de pagar impostos sobre os absorventes femininos, entre eles o tampão, absorventes higiênicos e coletores menstruais.

Depois da mobilização feminina que começou com um vídeo do grupo "Canadian Menstruators" (abaixo) sobre a questão e terminou com um abaixo-assinado com milhares de assinaturas (em petições e na internet), o governo canadense entendeu que se trata de um item de necessidade básica.

A medida que acaba com a taxa teve apoio de todos os partidos no país. Segundo a Ministra do Parlamento pelo New Democratic Party (Novo Partido Democrático) Irene Mathyssen, esta é uma vitória para todas as mulheres. "Isso mostra o que um grupo de mulheres e cidadãs determinadas conseguem fazer", diz Irene.

A Ministra do Parlamento pelo Partido Conservador Michelle Rempel disse que é um movimento muito positivo para as canadenses e está alinhado com a política do governo neste sentido. 

Confira o vídeo (em inglês) que ajudou na aprovação pelo fim do imposto no Canadá, e que começa a vigorar  a partir de 1° de julho.

Você acha que os absorventes femininos são itens de necessidade básica?

(Foto e vídeo: reprodução do vídeo/ divulgação)