Saúde e Bem-estar

A carne é importante para as crianças?

Por Jorge Freire Jr.

Uma alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento das crianças. E a carne, é importante?

A carne é importante para as crianças?

Depois da chegada da minha filha mais nova, cortei muito minha ingestão de carne. Só como carne vermelha no fim de semana. Nos dias de semana, consumo apenas peixe, carne de porco magra e frango no almoço.

A razão é ter mais saúde e até falei disso nesse post. Porém, oferecemos para o Padawan todos os tipos de carne, tanto no almoço como no jantar. 

Aqui em casa não criticamos a vida vegetariana.

Pode ser que os meus filhos até optem por ela no futuro, mas agora acreditamos que oferecer uma alimentação balanceada é importante para o desenvolvimento deles.

A carne vermelha é importante para os Jovens Padawans. As crianças têm uma alta exigência nutricional e as carnes possuem uma grande quantidade e variedade de nutrientes que não encontramos em outras cadeias alimentares.

Um exemplo é a vitamina B12. Essa vitamina é responsável pelo desenvolvimento cognitivo, a formação dos glóbulos vermelhos - que é diretamente ligada à anemia e à parte neurológica (fonte).

Para suprir a necessidade da vitamina B12, as pessoas que não comem carne precisam administrar suplementos ou polivitamínicos. Mas não quero tacar suplementos em uma criança de 5 anos. 

Ok, tem vegetais que possuem essa vitamina? Sim, há, mas fazer uma criança ingerir uma quantidade grande de vegetais não é uma das tarefas mais salutares que existe para os pais.

Então a dica é oferecer tipos de carnes variadas e sempre carne magras.

Não ensine seu Padawan a comer gordura, nem pele de frango. Assim, estaremos suprindo as necessidades nutricionais dos nossos filhos e os ensinando a comer corretamente.

(Foto: Arquivo pessoal)