Saúde e Bem-estar

Com qual idade nossos filhos podem começar a comer doces?

Por Jorge Freire Jr.

O ideal é evitarmos o contato das crianças com doces industriais e açúcar refinado, principalmente até os 2 anos de idade

Com qual idade nossos filhos podem começar a comer doces?

Meu filho mais velho - que hoje tem 6 anos - começou a experimentar doces e chocolates depois dos 2 anos de idade e estamos fazendo a mesma coisa com a minha filha que acabou de completar 1 ano.

A razão é simples: eles ingerem açúcares desde quando nasceram através do leite materno e frutas. O corpo humano precisa de açúcar, pois ele é fonte de energia para nos manter vivos. Só para você ter uma ideia, o leite materno tem mais de 200 moléculas diferentes de açúcar (via).

Então qual a razão de privá-los de doces e chocolates, já que são ricos em açúcares? A razão é simples Pequeno Gafanhoto: evitar o alto grau de tolerância ao açúcar.

Quando damos açúcar industrial para os Jovens Padawans, estamos fazendo eles acostumarem com o potente sabor adocicado que ele contém. Um doce ou chocolate tem doses altíssimas de açúcar e isso faz com que o paladar das crianças entrem em um patamar de tolerância alto. Aí sempre vão querer algo que satisfaça esse paladar e o resultado pode ser a obesidade.

O ideal é evitarmos o contato das crianças com doces industriais e açúcar refinado, principalmente até os 2 anos de idade. Assim estamos educando o paladar deles para que não seja tolerante ao açúcar. Dessa forma, doses pequenas irão satisfazê-los, eliminado (ou reduzindo) o risco da obesidade infantil.

(Foto: Getty Images)