Saúde e Bem-estar

O que você coloca no seu prato?

Escolher os alimentos certos ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evitar uma série de doenças

O que você coloca no seu prato?

Que comer bem evita a obesidade e suas consequentes doenças, como diabetes e a hipertensão arterial, a gente já está cansada de saber. Mas escolher os alimentos certos também ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e evitar uma série de outras doenças oportunistas.

Para entender melhor, vamos falar um pouquinho sobre esse tal de sistema imunológico. Ele é responsável por nos defender diariamente dos ataques das bactérias, dos vírus e de outros micróbios que existem por aí.

Lembra-se dos famosos glóbulos brancos que ouvimos falar na escola? Pois bem, eles são nossas células de defesa e podem ser multiplicados ou ter sua ação estimulada através de uma alimentação equilibrada.

“Alguns alimentos possuem substâncias que agem no intestino, estimulando a produção de células imunológicas. É o caso de alimentos ricos em zinco, por exemplo, carnes vermelhas, fígado, ovos e leguminosas”, explica Fernanda Granja, nutricionista funcional em São Paulo.

A quantidade recomendada de cada um deles varia de acordo com a idade da pessoa, mas, em geral, a regra é montar um prato com alimentos variados e coloridos, sem esquecer das verduras, legumes e frutas (a recomendação é comer 3 frutas por dia).

E para ter uma saúde de ferro, é necessário combinar a alimentação equilibrada com outros hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, dormir bem, não fumar e não exagerar no álcool.

Também existem alguns alimentos que devem ter seu consumo moderado para não prejudicar a imunidade como: comidas ricas em açúcares, sal e gorduras saturadas e trans, além de produtos industrializados ricos em aditivos químicos.

Top 10 para turbinar sua saúde

  1. Iogurte natural: fortalece a imunidade, principalmente na região intestinal.
  2. Cebola: inibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos, e fungos causadores de micose.
  3. Mel: ação bactericida e antisséptica.
  4. Gengibre: antioxidante, anti-inflamatório e bactericida.
  5. Alho: combate vírus, bactérias e fungos que causam as infecções.
  6. Goiaba: age contra os radicais livres, além de ter ação contra fadiga e alergias.
  7. Brócolis: fortalece o organismo por ser rico em ácido fólico.
  8. Shiitake: estimula a produção e atividade dos glóbulos brancos.
  9. Figo: contém polifenóis que atuam contra o estresse e a poluição.
  10. Maçã: seus flavonoides e polifenóis tornam o sistema imunológico mais jovem.

 

Também não deixe de incluir em sua dieta alimentos ricos em:

  • Gorduras saudáveis: azeite extravirgem, oleaginosas, azeitonas, óleo de coco, ovo caipira e abacate.
  • Zinco: encontrado em abundância em mariscos, quinua e amaranto. Mas também pode ser consumido através de carnes vermelhas, fígado, miúdos, ovos e leguminosas.
  • Betacaroteno: cenoura, batata-doce, abóbora, tomate, espinafre e couve.
  • Carotenoides: abóbora, cenoura, espinafre, batata-doce, mostarda, manga e couve.
  • Vitamina E: amêndoas secas, óleo de milho e soja, abacate e salmão cru.
  • Vitamina C: laranja, acerola, morango e goiaba.

 

(Foto: Getty Images)