Saúde e Bem-estar

Os benefícios dos chás

Por Karen Bachini

Além de quentinhos e deliciosos, eles possuem propriedades funcionais! Descubra qual combina melhor com o seu dia a dia

Os benefícios dos chás

Podem me chamar de vovó, mas ainda que eu seja superdescolada, extrovertida e animada, não dispenso um bom chá, quentinho e perfumado!

Acho que essa minha mania de tomar chazinhos o tempo todo começou quando eu era mais nova e morava em uma cidade com clima bem frio, mas ainda hoje, em São Paulo ou onde quer que eu esteja, estou sempre com a minha canequinha a postos - ainda que as xícaras sejam mais fofas.

Sinceramente, quando eu comecei a tomar chá, era mais pelo conforto da bebida mesmo. Eu adoro os sabores diferentes e sinto muito frio, então acho a experiência toda gostosa.

Mas de um tempo pra cá, comecei a ler mais sobre eles e descobri que, além de ser uma bebida prática, ela pode ser funcional… Existe chá para tudo quanto é coisa!

Quer saber mais sobre os meus favoritos? Confira as dicas abaixo.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 chás para inserir no dia a dia
1
Chá verde
De todos os chás, esse é o que eu mais demorei para acostumar, porque o gostinho é levemente amargo. Porém, é um dos mais saudáveis que estão na minha rotina, já que ele é fonte de antioxidantes, manganês, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.
2
Baunilha
Poucas pessoas usam a fava para fazer chás, mas, além de deliciosa, essa bebida realmente não precisa ser adoçada (já que o aroma natural é bem adocicado) e possui propriedades relaxantes. O chá de baunilha é perfeito para dias ansiosos, noites de insônia e momentos de TPM. O gostinho é suave, mas vale mesclar com outras ervas com propriedades parecidas.
3
Gengibre
Acho que todo mundo já fez chá de gengibre em casa para tentar mandar embora uma gripe mais rápido, né? Mas saiba que, mais que essa propriedade, ele também é termogênico e dá uma forcinha para quem quer eliminar celulites, já que age como um anti-inflamatório natural. Porém, vale ter cuidado com exageros. Converse com o seu nutricionista porque nem sempre gestantes e hipertensos podem consumir a raiz.
4
Chá preto
Não gosta de café, mas sente falta de mais disposição e energia no dia a dia? Coloque o chá preto na sua rotina! Ele é uma ótima fonte de cafeína. A bebida ainda tem altos níveis de L-teanina, uma substância que potencializa a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pelo nosso bom humor.
5
Erva-cidreira
Para mim esse é um dos chás mais gostosos. Não bastasse, é um grande aliado para quem tem problemas intestinais. Para incrementar a bebida, experimente com folhas de hortelã, que ajudam a diminuir a acidez do estômago… Essa mistura é perfeita para ser ingerida após as refeições.