Saúde e Bem-estar

Preparando banhos relaxantes

Por Karen Bachini

Mais do que higiene pessoal, a hora do banho pode ser um momento especial para você! Descubra como transformar o seu banheiro em um spa particular

Preparando banhos relaxantes

Por mais que os pequenos às vezes não curtam tanto a ideia, é só a gente crescer um pouquinho que o banho se torna uma das melhores horas do dia, né? Afinal de contas, nada como uma chuveirada depois de um dia cheio, cansativo ou quente… Se tiver uma banheira então, melhor ainda!

Em várias culturas ao redor do mundo, o banho é mais do que simplesmente um momento de limpeza. Em alguns países, se banhar até hoje envolve um ritual! Mas na correria do nosso dia a dia, muitas vezes ele deixa de ser um momento gostoso e relaxante, para ser apenas uma tarefa a ser cumprida ao acordar ou antes de dormir. 

Que horas você toma seu banho? Não importa! Confira as dicas abaixo e descubra como fazer do chuveiro um momento de spa.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para banhos mais relaxantes
1
Programe
Um banho longo é sempre uma delícia, mas economizar água é fundamental, né? Então ao invés de passar horas embaixo do chuveiro, programe-se para tomar banhos curtos, mas sem pressa! Afinal, por mais delicioso que seja o seu sabonete líquido, você nem vai prestar atenção nele se tiver 5 minutinhos para tomar banho, se vestir e sair de casa. O banho é um momento de cuidados pessoais e você merece atenção e tranquilidade.
2
Prepare
Todo mundo já precisou tomar banho em um chuveiro ruim, daqueles que saem pouca água, que a água não tem pressão e a temperatura mal se ajusta… Mas fazer de banhos assim um hábito não dá! Invista em um bom chuveiro e cuide do seu banheiro como um spa particular. Esse tipo de cuidado custa menos do que você imagina e os detalhes fazem toda a diferença. Às vezes um aromatizador de ambientes já deixa a hora do banho muito mais gostosa.
3
Aqueça
Algumas pessoas amam tomar banhos bem quentes, enquanto outras preferem a água quase gelada… Isso varia muito de acordo com os gostos pessoais mesmo, mas a verdade é que cada temperatura tem uma indicação diferente. Se você quer um banho mais estimulante, o ideal é que a água esteja apenas morna (até 28 ºC), mas se a ideia é tomar um banho relaxante antes de dormir, temperaturas entre 36 ºC e 38 ºC costumam ser agradáveis. Já se o que você deseja aliviar são dores musculares ou até mesmo insônia, tome um banho curto, mas bem quente, com a água acima de 38 ºC. Vale a pena conversar sobre o assunto na sua próxima consulta ao dermatologista!
4
Ilumine
Você com certeza já ouviu alguém dizer que a iluminação de algum lugar parece com a luz de um banheiro… Mas na hora do banho não precisa ser assim! A luz branca realmente passa uma impressão maior de limpeza, que é ideal para o ambiente, mas se a ideia é relaxar na banheira ou no chuveiro, diminua a iluminação ou até mesmo substitua a luz artificial por velas. Elas deixam a hora do banho muito mais aconchegante e especial.
5
Perfume
A memória olfativa é algo importante na hora de criar momentos especiais no nosso dia a dia. O relaxamento, por exemplo, pode ser ativado quando sentimos cheiros que estão ligados a atividades agradáveis e tranquilas. Por isso, um banho perfumado com sais, espumas ou géis de banho é, além de delicioso, muito mais relaxante. Para tomar banho antes de dormir, prefira produtos à base de camomila, lavanda, capim-limão e verbena. Já se a ideia é um banho revigorante, opte por fragrâncias como alecrim, gengibre, laranja e chá verde.