Saúde e Bem-estar

Será que é pneumonia?

Por Andrea Alves

Como controlar a doença com a chegada do tempo frio

Será que é pneumonia?

As temperaturas caem e sobe o número de vítimas das doenças no sistema respiratório, sendo a pneumonia uma das mais preocupantes. 

Engana-se quem pensa que a doença está sob controle ou atinge apenas ao grupo dos idosos. A pneumonia ainda é um problema de saúde global, e uma das principais causas de morte de crianças, que somam 2 milhões de pequenas vítimas todos os anos. 

A infecção ataca um ou os dois pulmões, especialmente quando o sistema de defesa do corpo foi debilitado por outra doença, como gripe, diabetes, alcoolismo, fumo e males do coração.

A cada ano os agentes nocivos ficam mais resistentes e multiplicados, fazendo da pneumonia uma doença de várias doenças. Isso é um desafio para a medicina.

Assim, identificar os sintomas é bem mais fácil do que saber qual micro-organismo é o responsável. Até aos antibióticos mais modernos a doença vai se tornando resistente.

A Ayurveda, tradicional medicina indiana, recomenda o consumo de alguns chás para auxiliar o tratamento, como de alho, gengibre, canela, cravo, cardamomo, preparados em decocção, adicionando-se limão e mel após retirar do fogo. 

A vacina é a única maneira de prevenção da doença, mas só protege contra 23 tipos. Ela é recomendada para crianças acima dos 2 anos e aos maiores de 65 anos.

A pneumonia avançada pode até se tornar tuberculose, que também é tratada com coquetel de antibióticos. Por isso é importante ficar atenta aos sintomas (febre alta e contínua, suor intenso, calafrios, falta de ar, tosse com ou sem catarro, dor no peito e dificuldade para respirar, fadiga e prostração).

Diferentemente da gripe, em que o muco é claro ou transparente, na pneumonia, é um catarro esverdeado e bem mais escuro. 

Para prevenir também é importante manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, de maneira que o sistema imunológico esteja sempre fortalecido.

(Foto: Getty Images)