Tecnologia

5 motivos para jogar mais videogame

Por Karen Bachini

Se divertir com jogos eletrônicos pode melhorar a sua qualidade de vida!

5 motivos para jogar mais videogame

Com certeza vocês já perceberam que eu adoro maquiagem, amo tudo do universo da beleza e estou sempre por dentro das novidades que acontecem nele. Mas talvez vocês nem imaginem que, mesmo que esse meu amor seja bem grande, eu troco tudo isso por videogame!

Eu adoro jogar e jogo praticamente todos os dias. É a minha maneira favorita de ocupar meu tempo livre, afinal, eu gosto de jogos online e a maioria dos meus amigos joga comigo, então nada melhor para mim do que passar horas na frente do computador ou do console para ter um dia divertido.

O problema é que, mesmo nos dias de hoje, eu acho que os games ainda sofrem um pouco de preconceito... É claro que isso acontece com uma frequência muito menor do que antigamente.

Sabemos que existem pessoas que até trabalham jogando videogame mas, ainda assim, acho que as pessoas não conhecem os benefícios que jogar algumas horas toda semana pode trazer para o nosso dia a dia e até mesmo para a nossa saúde.

Quer conhecer quais são eles? Confira as dicas abaixo!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 fatos que podem te convencer a jogar
1
Social
Você já percebeu que muitas pessoas que adoram videogames são extremamente tímidas? Não é uma simples coincidência, mas isso acontece justamente pelo fato de que os jogos nos ajudam a socializar! Eu mesma fiz a maioria dos meus amigos jogando e acredito que isso aconteça porque um objetivo em comum facilita o diálogo. A prova disso é que os meus amigos mais tímidos sempre se soltam durante o jogo e, de quebra, acabam conhecendo pessoas com interesses similares.
2
Raciocínio
Por mais que o meu trabalho como blogueira exija bastante criatividade, às vezes sinto que a rotina torna a vida de todo mundo muito mecânica... E é justamente essa uma das coisas que mais me motivam a jogar videogame! Através dos jogos eu sempre tenho um novo desafio e sempre preciso pensar de diferentes maneiras para atingir os meus objetivos. Assim, mesmo em uma semana com trabalhos mais repetitivos, eu sinto que continuo exercitando meu poder de raciocínio e que minha mente está ativa.
3
Agilidade
É claro que manter o corpo em forma é fundamental e que os exercícios físicos nos mantêm mais ágeis também, mas sem dúvidas é muito importante exercitar nossos reflexos, nossa capacidade de pensar rápido e reagir a estímulos. O videogame trabalha muito bem esse aspecto, afinal, quando estamos jogando algo pela primeira vez, nunca sabemos o que vai acontecer e precisamos tomar decisões da maneira mais rápida possível.
4
Tolerância
Quem joga videogame desde cedo sabe que, mais cedo ou mais tarde, todos ganham e todos perdem, mas além disso, que todos aprendem com erros também. Parece uma coisa simples, mas para uma criança, lidar com erros e frustrações através dos jogos acaba sendo uma maneira divertida de aprender a controlar as emoções e também de exercitar a paciência.
5
Atenção
Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo nos dias de hoje, o déficit de atenção acaba sendo uma dificuldade real na vida de crianças e adultos, mas o videogame pode ajudar. Já existem diversas pesquisas que indicam que até mesmo os médicos trabalham melhor quando têm o hábito de jogar videogame diariamente. Até nos jogos mais simples é preciso prestar atenção para concluir os objetivos. Portanto, encontrar uma trama que te motive a ir até o fim pode ser uma excelente maneira de exercitar ao máximo a sua concentração.