Tecnologia

Aprendendo ciências através de vídeos online

Por Paula Rizzo

Conheça canais e plataformas para estimular o interesse

Aprendendo ciências através de vídeos online

Alguns canais digitais têm sido capazes de ampliar o interesse das crianças e adolescentes por ciências.

É que eles explicam os fenômenos de maneira simples e em uma linguagem dinâmica. 

Listo abaixo alguns dos mais interessantes.

(Foto: Mosman Library, Flickr, Creative Commons)

1
Ciência Hoje das Crianças
Canal com experimentos e curiosidades científicas para crianças. Inclui também uma playlist do Pequenos Cientistas, um programa em animação apresentado pelos dinossauros Rex e Diná, que fala de temas como aquecimento global e vacinas para crianças - https://www.youtube.com/user/CHCnaTV/.
2
Manual do Mundo
Um dos canais brasileiros de maior audiência no YouTube, ensina coisas curiosas do cotidiano, usando conceitos de química e de física. Às terças-feiras, os vídeos postados são sempre sobre experiências. Mais voltado para crianças mais velhas, adolescentes e adultos -https://www.youtube.com/user/iberethenorio.
3
Ciência Todo Dia
O estudante de física Pedro Loos traz vídeos curtos em que usa o seu conhecimento para explicar fenômenos da física e aproximá-los do dia a dia da pessoa, respondendo questões como “Quanto pesa uma nuvem?”, “A muralha de gelo de Game of Thrones poderia existir?”, “É possível apagar o sol com a água?” e muitos outros. Mais voltado para crianças mais velhas, adolescentes e adultos - https://www.youtube.com/user/CienciaTodoDia.
4
Nerdologia
Átila Iamarino, biólogo e pesquisador, comanda este canal que busca juntar a ciência com cultura nerd e falar de temas interessantes e curiosos. Os vídeos são bem editados e trazem explicações e referências de livros e artigos. Mais voltado para adolescentes e adultos -https://www.youtube.com/user/nerdologia.
5
Minuto Ciência
Canal comandado por Rafael Procopio, que é pós-graduado em Ensino de Matemática pela UFRJ. Traz vídeos curtos que buscam engajar as pessoas em temas da ciência e do comportamento. Mostra em um de seus vídeos a química do floco de neve; em outro, o que aconteceria se a lua fosse trocada pelos planetas do sistema solar. Mais voltado para crianças mais velhas, adolescentes e adultos - https://www.youtube.com/user/MinutoCiencia.