Tecnologia

Aprender idiomas sem sair de casa

Por Paula Rizzo

Cursos online permitem aprendizado remoto

Aprender idiomas sem sair de casa

Falar com pessoas de todo o mundo sem sair de casa. Sim, isso é possível, usando ferramentas como Google Hangouts e Skype dentro de propostas de aprendizado, assim como assistir a aulas online através de vídeos em diversos canais do YouTube.

Mas se você busca um aprendizado mais estruturado, as plataformas online são a melhor escolha. E são diversas as existentes, para diferentes níveis de conhecimento.

Abaixo, faço um recorte das 5 mais conhecidas:

  • BBC Languages: oferece cursos em mais de 40 idiomas, que vão do inglês e espanhol aos idiomas menos convencionais. A plataforma utiliza diversos recursos, como: vídeos, áudios, textos, aulas de vocabulário, pronunciação, gramática e testes. 
  • memrise: com cursos em mais de 220 idiomas, a plataforma é voltada para pessoas que já possuem algum conhecimento em um determinado idioma e querem ampliar o vocabulário.
  • Babbel: com mais de 1 milhão de usuários e diversos prêmios por seu método de ensino, o site oferece gratuitamente cursos em 14 idiomas. Tem como diferencial trabalhar na nuvem e em diversas plataformas, permitindo ao usuário continuar o curso de onde parou - seja no seu computador, tablet ou smartphone.
  • italki: nesta plataforma é possível aprender uma língua estrangeira ou melhorar seus conhecimentos de um idioma com o auxílio de um tutor cadastrado, à escolha do aluno.
  • bussu: a plataforma reúne mais de 18 milhões de pessoas de todo o mundo. Nela é possível aprender até 12 idiomas, como alemão, francês, espanhol. Conta com recursos para aprimorar o vocabulário e a conversação, como um gravador de voz, podcasts e ferramentas de revisão. 

 

Muitas dessas ferramentas são gratuitas ou oferecem um período de testes.

(Foto: Getty Images)