Tecnologia

Como conseguir a luz ideal para fotografar?

Por Karen Bachini

Confira as dicas de iluminação e descubra como ela pode fazer toda a diferença na hora de tirar a foto perfeita

Como conseguir a luz ideal para fotografar?

Eu amo fotografia. Apesar de não ter seguido a profissão de fotógrafa, considero especiais os momentos que passei fotografando catálogos e produtos nos meus primeiros empregos. Até hoje me interesso muito pelo assunto, já que produzir imagens é uma parte muito importante do meu trabalho como blogueira.

Não me considero uma profissional no assunto, afinal isso exigiria muito estudo e dedicação da minha parte, mas apesar disso me esforço bastante para fazer o meu melhor e é nítido que estou sempre avançando... Esses dias estava vendo umas fotos que eu tirei há 2, 3 anos e a diferença é gritante! Então sei que ainda tenho muito a melhorar, mas acho que estou no caminho certo (rs).

Justamente por causa desse meu interesse e empenho, muitas pessoas me procuram para pedir dicas sobre fotografia. Se tornou um hobby delicioso que eu quero continuar investindo sempre que puder.

Para tirar fotos legais, tudo o que a gente precisa é de criatividade, curiosidade (porque ficar fuçando na câmera até conhecer todas as suas possibilidades é fundamental) e uma luz legal!

Às vezes acho que a luz importa até mais que a câmera, acreditam?

Por isso, hoje trouxe 5 dicas mais básicas para quem deseja tirar fotos melhores e não entende muito de iluminação.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para conseguir a luz perfeita para sua foto
1
Pele
Quer tirar autorretratos perfeitos ou fotografar pessoas de maneira que a tonalidade da sua pele seja a mais natural possível? Abuse de luz natural! Até dá para simulá-la mesclando lâmpadas quentes e frias na intensidade correta, mas nada nunca vai ser tão positivo e inspirador para a fotografia como a luz do sol, então prefira sempre fazer fotos e vídeos com pessoas durante o dia, de preferência antes das 16h30.
2
Flash
Todo mundo já viu uma foto de celebridade em que a maquiagem parece errônea. Pó branco destacado no rosto e pele pálida demais são os problemas mais frequentes, mas o que pouca gente sabe é que nem sempre essa gafe é do maquiador. Muitas vezes isso acontece por causa do posicionamento do flash. Para evitar que isso aconteça, geralmente, basta apontá-lo um pouco acima do rosto da pessoa a ser fotografada. Claro que só dá para mudar essa posição em câmeras profissionais, mas de qualquer forma é incomum que flashes menos potentes alterem a aparência da maquiagem na foto.
3
Objetos
Às vezes tirar fotos de peças de decoração, maquiagens e objetos em geral pode ser um problema sem a iluminação correta. Quando eu não tinha equipamentos profissionais e precisava fotografar para o blog, usava luminárias de mesa comuns, daquelas direcionáveis. Assim evitava sombras e também luz em excesso. É ótimo porque dá para reposicioná-las com muita facilidade e o custo de luminárias assim é bem acessível
4
Celular
Com o boom do Instagram todo mundo quer fotografar o tempo inteiro, mas muitas vezes é difícil conseguir uma luz legal para fazer fotos com o celular. Por mais que os aparelhos tenham flash e isso ajude em alguns momentos, na hora de tirar fotos de pessoas e comidas, o ideal é utilizar outro tipo de iluminação. Uma dica que sempre dá certo na hora de tirar fotos entre amigos, por exemplo, é usar dois celulares! Um faz a foto e o outro a luz. Desta forma, ninguém fica pálido demais e as cores ficam muito mais bonitas do que com a iluminação direta do flash.
5
Teste
Por mais que existam muitas outras dicas legais e profissionais por aí, acho que o mais importante de tudo é conhecer a sua câmera e testar todas as combinações que ela pode oferecer para uma boa foto. Com a luz é a mesma coisa, além de experimentar lâmpadas diferentes, o posicionamento da iluminação pode mudar tudo, dependendo de como iluminamos o rosto de alguém, por exemplo, até mesmo a expressão facial parece diferente. Portanto, para tirar fotos melhores é fundamental gostar de fotografia e continuar sempre tentando, assim você vai descobrir o que realmente funciona para suas próprias fotos!