Tecnologia

Como gravar vídeos melhores com o seu celular?

Por Karen Bachini

Descubra qual a melhor forma de eternizar momentos sem a ajuda de uma câmera profissional!

Como gravar vídeos melhores com o seu celular?

Há tempos os celulares e smartphones conseguem fazer quase tudo aquilo que a gente precisa no dia a dia, né? Eles ainda não limpam a casa, nem fazem a nossa comida, mas a verdade é que já existem aplicativos que ajudam até mesmo nessas tarefas, rs.

Mas mesmo com tantas funcionalidades, acho que a que mais atrai as pessoas na hora de comprar um novo aparelho é a possibilidade de poder tirar fotos melhores e de gravar vídeos com qualidade maior também, já que esse recurso está se popularizando.

Até alguns anos atrás, ninguém se importava muito em gravar vídeos, porque a qualidade das câmeras dos telefones era realmente baixa para que esse recurso funcionasse bem.

Felizmente isso mudou e cada vez mais vemos redes sociais que utilizam essa funcionalidade, sem falar nos canais do Youtube, que estão ainda mais populares e acessíveis.

Eu sou a prova disso, afinal, possuo câmeras profissionais e acho superimportante ter feito esse investimento para o meu trabalho, porque assim tiro fotos melhores para o meu blog e aqui para Babble também.

Mas na hora de gravar vídeos em viagens, é sempre o celular que me salva! Além de compacto e fácil de usar, está sempre ao alcance das minhas mãos e bastam alguns detalhes para que eu consiga gravar vídeos incríveis que, com alguns cliques, podem ir direto para a internet.

Quer saber como gravar vídeos melhores usando apenas o seu smartphone? Confira as dicas abaixo!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para gravar vídeos com o seu celular
1
Estabilize
Acho que a única coisa que pode tornar um vídeo realmente ruim é a falta de estabilidade na imagem, aquele treme-treme que deixa todo mundo que assiste com um pouco de tontura, rs. Além de incômoda, essa tremedeira toda ainda dificulta o trabalho do foco automático, o que pode deixar a imagem embaçada. Por isso, calma, atenção e mão firme são fundamentais na hora de gravar um bom vídeo!
2
Estique
Quando estamos nos gravando, no sentido de falar algo olhando para a câmera enquanto nós mesmas a seguramos, geralmente a timidez aparece, o que faz com que a gente fique um pouco encolhidinha. O segredo para evitar isso e arrasar no vídeo é esticar o braço, olhar para a câmera e sorrir, deixando qualquer vergonha para o lado! O braço esticado dá maior estabilidade ao celular, então a imagem treme menos e você ainda sai melhor no quadro, já que dessa forma caberá o seu rosto inteiro no vídeo e ainda um pouco do cenário no fundo, o que torna tudo mais interessante.
3
Suavize
Da mesma forma que a câmera do celular precisa ser movida suavemente para que o foco estabilize e proporcione imagens de boa qualidade, você também precisa ter cuidado na hora de se movimentar no vídeo. Muitas vezes, movimentos rápidos serão captados pela câmera do celular apenas como um borrão, então tenha cuidado na hora de se mover quando estiver em frente à câmera.
4
Ilumine
As câmeras dos celulares atuais são boas, mas ainda têm suas limitações. Por isso, se você quer um vídeo incrível, é bom que o ambiente no qual ele será gravado seja bem iluminado! Muitos aparelhos não oferecem a função flash durante as gravações e, ainda assim, ela não é bem aproveitada para vídeos em movimento. Em último caso, peça para os amigos direcionarem o flash do celular deles para o objeto que você deseja filmar... Assim, a luz será estática ajudará bastante na sua gravação.
5
Instale
Se você já está satisfeita com a captura de vídeos, mas deseja algo a mais na hora de editar, cortar e postar, uma dica são os aplicativos! Existem vários que podem te ajudar a colocar trilha, efeitos e até mesmo outros trechos de vídeos na edição final. Os meus favoritos são o Klip Video e o VidTrim, mas existem muitos outros e provavelmente o seu celular também ofereça alguns recursos para editar e publicar o seu vídeo da melhor maneira possível.